Do Mais Goiás

Consultas especializadas voltam a ter atendimento presencial em Goiânia

Com taxas de ocupação dos leitos para Covid-19 em queda, atividades como oftalmologia, ginecologia e outras, voltam a ser realizadas

Atividades como oftalmologia, endocrinologia, urologia, ginecologia e outras são retomadas em Goiânia (Foto: Reprodução Secretaria Municipal de Saúde)
Especialista destacam que o período fez com que muitos pacientes tivessem seus atendimentos, exames, tratamentos e cirurgias eletivas adiados (Foto: Reprodução Secretaria Municipal de Saúde)

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS), retomou nesta segunda-feira (21) as consultas especializadas para pacientes que já fazem acompanhamento e precisam de retorno, em Goiânia. Agendamento para as primeiras vagas deve ser feito até 2 de outubro.

De acordo com a SMS, especialidades como oftalmologia, endocrinologia, urologia, ginecologia e outras foram liberadas para  Cais, Ciams e Centros de Referencia e Maternidades. As atividades estavam suspensas desde março devido a pandemia de covid-19, exceto atendimentos relacionados ao tratamento de câncer, hemodiálise, cardiologia ou sequenciais de ortopedia.

A decisão da retomada veio em decorrência da queda na ocupação de leitos exclusivos para covid-19, que segundo a SMS, tem se mantido em 50% há alguns dias, mesmo com a redução de números de leitos. A Secretaria afirma ainda, que partir de 05 de outubro os atendimentos para pacientes de primeira consulta devem voltar a ser realizadas também.

Entre as regras para o retorno estão o limite de 10 pessoas por grupo no local, disponibilização de álcool gel e distância mínima de 1,5 metros entre os pacientes, seguindo o que foi previsto no Decreto Municipal.