Saúde e bem estar

Confira os locais que oferecem atividades gratuitas para idosos em Goiânia

Atividades proporcionam bem estar, inclusão social e combate à violência doméstica


Amanda Sales
Do Mais Goiás | Em: 27/02/2018 às 18:50:10

A oficina educativa, na Vila Vida, é uma das opções de atividades. (Foto: OVG)
A oficina educativa, na Vila Vida, é uma das opções de atividades. (Foto: OVG)

A população está envelhecendo, não há dúvidas. Com um número cada vez maior de idosos, é preciso oferecer atividade de lazer, esporte e integração para esse público. Maria José de Oliveira, coordenadora da Assessoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), explica que essas práticas são importantes para proporcionar bem estar, inclusão social e combate à violência doméstica.

Para Maria José, é preciso que os idosos compreendam que envelhecer é inerente ao ser humano, mas que é possível chegar à terceira idade com saúde e disposição. “Com atividades de integração, a pessoa idosa se sente mais amada e passa a conviver com pessoas de todas as idades, o que é importante”, explica.

A coordenadora relembra que fornecer atividades para idosas deve ser parte de todo programa de políticas públicas. Muitas vezes, segundo Maria José, por estarem paradas, sem práticas de convivência, pessoas idosas se sentem mais velhas do que realmente são, podendo levá-las a isolamento e depressão.

Confira lugares em Goiânia que oferecem atividade gratuitas de lazer, esporte e integração para a terceira idade:

Nas e Cras

Os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e os Núcleos de Assistência Social (Nas), são mantidos pela Semas e estão espalhados por Goiânia. Ao todo, são 27 unidades além da sede da secretaria que também conta com algumas atividades.

Nestes locais, são oferecidas aulas de violão, acordeom, teclado, coral voz e violão, além de oficina de trabalhos manuais, aulas de hidroginástica e  dança, palestras, seminários. As turmas são formadas conforme demanda.

Endereço (sede): R. 25-A, s/n – Setor Aeroporto

Telefone: 3524-2666 ou 3524-2651

Centro de Convivência de Idoso Vila Vida

Vários locais oferecem aulas de hidroginástica. (Foto: OVG)

O Centro é mantido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e oferece treinamento funcional (de equilíbrio e fortalecimento muscular), aulas de dança, hidroginástica, pilates, oficina laborativa (aprender a fazer tapete e bordar), oficina educativa (aulas de leitura e escrita), coral, bailes e tardes dançantes.

Endereço: Rua 267 c/ 270-A – Setor Coimbra

Telefone: 3201-9542

Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais

 Também mantido pela OVG, o local oferece treinamento funcional, cozinha terapêutica, inclusão digital (noções de digitação, editor de texto e internet), dança, coral, teclado, oficina de beleza, roda de conversa e momentos lúdicos e sessão de cinema.

Endereço: Rua Palmares entre CM-08 c/ Rua CM-10 – Setor Cândida de Morais

Telefone: 3201- 6399

Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário

Aula de dança é uma das aulas com maior procura.(Foto: OVG)

Neste outro centro da OVG é possível encontrar treinamento funcional, pilates, aulas de dança e coral, contação de histórias, inclusão digital (noções de digitação, edição de texto e internet), aulas de violão e teclado, teatro e trabalhos manuais, como artesanato.

Endereço: Av. Contorno c/Rua 44 Norte – Setor Norte Ferroviário

Telefone: 3201-9701

Gerência de Iniciação Esportiva (diversos locais)

A Gerência de Iniciação Esportiva, da Superintendência Executiva de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), oferece atividades diversas (veja quadro abaixo). As aulas não são exclusivas para idosos, mas são abertas para todas as faixas etárias, inclusive para a terceira idade.

Telefone: 3201 6086 / 0977

*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo