Cidades

Confira o que abre e fecha em Goiânia no feriado de Proclamação da República

Bancos, comércios e correios estarão fechados no feriado nacional. Vapt Vupts e shoppings funcionarão em horários especiais


Thaynara Cunha

Do Mais Goiás | Em: 14/11/2018 às 12:09:49


Confira o que abre e fecha neste feriado de Proclamação da República, em Goiânia (Foto: Reprodução / Carlos Costa)
Confira o que abre e fecha neste feriado de Proclamação da República, em Goiânia (Foto: Reprodução / Carlos Costa)

O feriado que comemora 129 anos da Proclamação da República, nesta quinta-feira (15), garante um feriado prolongado a muitos, mas a comemoração interrompe o funcionamento de diversos serviços na capital goiana. Quem tiver interesse de sair às compras pode contar com os shoppings, mas bancos, correios e repartições públicas não funcionarão.

 

Correios

Em virtude do feriado nacional, os Correios informam que não haverá expediente em suas agências. Na sexta-feira (16), todas as unidades vão funcionar normalmente, inclusive a Casa do Papai Noel, que fica na Agência Central, na Praça Cívica, em Goiânia. Quem quiser adotar uma cartinha nesse dia será muito bem-vindo(a).

Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes devem acessar nosso site www.correios.com.br ou ligar na Central de Atendimento aos Clientes dos Correios – CAC, nos seguintes números:  3003 0100 (para capitais e regiões metropolitanas), 0800 725 7282 (demais localidades) e 0800 725 0100 (para reclamações, sugestões, elogios e críticas).

 

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas nesta quinta-feira (15) e retornarão ao funcionamento normal na sexta-feira (16). Os canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking, poderão ser utilizados normalmente.

Carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros, que tiverem data de vencimento para este dia sem funcionamento bancário poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Tributos federais, estaduais ou municipais, normalmente, já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

 

Vapt vupt

As unidades do VAPT VUPT funcionarão em horários especiais durante o feriado prolongado da Proclamação da República, 15 de novembro. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) definiu os horários de funcionamento após a divulgação do Decreto 9.353, de 12 de novembro de 2018, que determina ponto facultativo no dia 16 novembro (sexta-feira).

Na quinta-feira (15/11), nenhuma unidade funcionará. Na sexta-feira (16/11), ponto facultativo, as unidades Vapt Vupt que atendem em regime de plantão, funcionarão em horários especiais (das 7h às 12h, das 7h às 13h ou das 8h às 13h).

Sexta-feira (16/11) – ponto facultativo:

As unidades fixas e padrão da Capital e do interior que funcionam 12 horas diárias, de segunda à sexta-feira, atenderão em regime de escala, em meio período. São três horários para as seguintes unidades:

Unidades da Capital

Das 7h às 12h –  Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings   Araguaia e Lozandes; Unidades Padrão: DETRAN, IPASGO, SEFAZ, Gespre, Goiasprev, Juceg-VAPT VUPT Empresarial, Secima-VAPT VUPT Ambiental e Procon;

Das 7h às 13h – Unidades Padrão SCTI – TELEATENDIMENTO;

Das 8h às 13h – Unidades fixas:  Shopping Buena Vista, Cerrado, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal;

Unidades do interior

Das 7h às 12h –  Águas Lindas, Garavelo (Aparecida de Goiânia), Goianésia, Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde, Senador Canedo, Palmeiras de Goiás e Novo Gama;

Das 8h às 13h – Anápolis (Anashopping), Valparaíso, Aparecida de Goiânia: Shoppings Buriti e Aparecida, Trindade-Maysa;

Sábado (17/11):

Unidades da Capital

Das 7h às 12h –  Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings   Araguaia e Lozandes; Unidades Padrão: DETRAN e IPASGO;

Das 7h às 13h – Unidades Padrão SCTI – TELEATENDIMENTO;

Das 8h às 13h – Unidades fixas:  Shopping Buena Vista, Cerrado, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal;

Unidades do interior 

Das 7h às 12h –  Águas Lindas, Garavelo (Aparecida de Goiânia), Goianésia, Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde, Senador Canedo, Palmeiras de Goiás e Novo Gama;

Das 8h às 13h – Anápolis (Anashopping), Valparaíso, Aparecida de Goiânia: Shoppings Buriti e Aparecida, Trindade-Maysa.

Unidades que fecham no dia 15, e retomam o atendimento normal na segunda-feira, dia 19 de novembro, em horário normal:

Goiânia

Unidade Assembleia.

Interior

Anápolis (Anápolis Sul), Alvorada do Norte,  Anicuns, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus, Buriti Alegre, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Goianira, Itaberaí, Itapuranga, Iporá, Ipameri, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Itapuranga, Jataí, Jaraguá, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Mozarlândia, Mineiros, Nerópolis, Paraúna, Planaltina, Porangatu, Posse,  Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena, Rialma e Rubiataba.

Obs: Vapt Vupt de Alexânia e de São Miguel do Araguaia não funcionarão no dia 14 próximo (quarta-feira), em virtude do feriado de aniversário dos municípios. Os atendimentos nessas duas localidades serão retomados somente na segunda-feira (19/11).

 

Saúde

Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia no feriado prolongado de Proclamação da República não ficará sem assistência. Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas por dia conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.  O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, estará aberto das 8 às 18 horas. Já o departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Unidades de saúde 24 horas:

– Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Campinas, Cais Cândida de Morais, Cais Chácara do Governador, Cais Deputado João Natal (Vila Nova), Cais Finsocial, Cais Jardim Guanabara III, Cais Novo Mundo, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – CROF, Hospital e Maternidade Dona Iris, Maternidade Nascer Cidadão, Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste

Funcionamento das 8 às 18 horas

– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)

 

Comércio

De acordo com a Convenção Coletiva do setor varejista, o comércio poderá funcionar nesta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Os empreendedores do varejo estão autorizados a convocar os empregados nesta data, desde que sejam feitas as devidas compensações previstas em lei, como horas extras, vale-alimentação e folga.

A Convenção Coletiva estabelece que os lojistas somente poderão convocar os funcionários se tiverem uma autorização emitida pelo Sindilojas-GO.  Para receber essa liberação, os varejistas deverão informar, obrigatoriamente, a intenção de abrir no feriado, bem como a relação de todos os empregados que serão convocados nesse dia. Caso haja descumprimento, o lojista pode ser multado pela Superintendência Regional do Trabalho durante fiscalização do órgão.

 

Rua 44

A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) informa que o polo de confecção e moda funcionará normalmente durante o feriado prolongado do dia 15 de novembro, em comemoração à Proclamação da República.

 

Transporte

Transporte Público

Durante o feriado de Proclamação da República, nesta quinta-feira (15), a frota de ônibus da Rede Municipal de Transporte Público, em Goiânia, seguirá a planilha de funcionamento de domingo.  Na sexta-feira (16) o funcionamento volta ao normal.

Para mais informações a população pode entrar em contato com a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) através dos telefones: 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e Whatsapp (62) 9 9943-1620.

Aeroporto Santa Genoveva

Funcionará normalmente durante o feriado.

Terminal Rodoviário de Goiânia

Funcionará normalmente durante o feriado.

 

Shoppings

Aparecida Shopping

Funcionará em horário normal. Lojas, praça de alimentação e espaço de lazer estarão abertos das 10h às 22h. Já o Supermercado Barão funciona das 7h às 22h.

Araguaia Shopping

Funcionará normalmente. Lojas e quiosques estarão abertos das 08h30 às 20h30. A área de alimentação e lazer das 10h às 22h30. A população poderá fazer suas compras, se divertir e se encantar com a decoração natalina e chegada do Papai Noel, às 17h.

Bougainville Shopping

As lojas funcionarão de 14h às 20h. Praça de alimentação e cinema de 12h às 22h.

Buena Vista Shopping

A praça de alimentação funcionará de 11h às 22h. As lojas estarão abertas de 9h às 15h.

Buriti Shopping

Todo o shopping funcionará normalmente das 10h às 22h.

Cerrado Shopping

Funcionará normalmente. Lojas, praça de alimentação e lazer abertas das 10h às 22h

Flamboyant Shopping

Funcionará em horário normal. As lojas ficarão abertas de 10h às 22h. Já as áreas de alimentação e lazer estarão abertas de 10h às 22:30h.

Goiânia Shopping

Funcionará em horário normal. As lojas ficarão abertas de 10h às 22h. Já as áreas de alimentação e lazer estarão abertas de 10h às 22:30h.

Passeio das Águas Shopping

Todo o shopping funcionará de 10h às 22h.

*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo