Abre e fecha

Confira o que abre e fecha em Goiânia no feriado de Corpus Christi

Governo de Goiás decretou ponto facultativo nas repartições pública. Os correios e bancos não abrem no feriado, mas os shoppings funcionarão normalmente


Juliana França
Do Mais Goiás | Em: 30/05/2018 às 18:05:28

Amanhã fiéis vão sair às ruas para manter a tradição de confeccionar tapetes. (Foto: Reprodução/Arquidiocese de Goiânia)
Amanhã fiéis vão sair às ruas para manter a tradição de confeccionar tapetes. (Foto: Reprodução/Arquidiocese de Goiânia)

O feriado de Corpus Christi é celebrado em todo país nesta quinta-feira (31). Na capital, cerca de 40 paróquias da Arquidiocese de Goiânia estarão envolvidas na montagem dos tapetes, desde o início da manhã, para a celebração de Corpus Christi. A missa será presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, às 17 horas, na Praça Cívica, no Setor Central.

O governador José Eliton determinou que, além do recesso desta quinta-feira, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais na sexta-feira (1º). O decreto assinado não se aplica aos órgãos que desenvolvam atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço. Confira os horários dos principais órgãos e centros comerciais de Goiânia neste feriado:

Correios

Os correios informaram que não haverá expediente nas agências de todo o estado nesta quinta-feira (31), assim como na Central de Atendimento dos Correios (CAC). Na sexta-feira (1º) as agências voltam a operar normalmente. Durante o feriado, informações sobre produtos e serviços poderão ser requeridas pelo site da estatal (www.correios.com.br), no campo Fale Conosco.

Bancos

A Associação de Bancos (Asban) informou que as agências bancárias estarão fechadas nesta quinta-feira (31). Os canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking, poderão ser utilizados normalmente.

Carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros, que tiverem data de vencimento para este dia sem funcionamento bancário poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (1º de junho), sem acréscimo. Tributos federais, estaduais ou municipais, normalmente, já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

Supermercados

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que a abertura das lojas durante o feriado em todo o Estado é facultativa. Cada empresário possui autonomia para decidir se irá abrir ou não, em horário integral ou reduzido. Normalmente os supermercados médios e hipermercados funcionam, mesmo que em horário diferenciado.

A Agos ressaltou que está trabalhando em parceria com o governo do Estado de Goiás para solucionar o mais rápido possível o problema de desabastecimento nos supermercados goianos.

Lojas de rua

O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas) informou que as lojas estão autorizadas a abrir e convocar os funcionários, conforme acordo firmado com o sindicato laboral.

Estação da Moda

A Estação da Moda (antiga Estação Goiânia) funcionará normalmente, das 9 às 19 horas, nesta quinta e sexta-feira. A praça de alimentação também segue horário regular e estará aberta das 10 às 22 horas.

Shoppings

Aparecida Shopping

Quinta-feira (31): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 10h às 22h

Sexta-feira (1º): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 10h às 22h

Araguaia Shopping 

Quinta-feira (31): Lojas e quiosques – 8h30 às 20h30; Alimentação e lazer – 10h às 22h30 (abertura facultativa)

Sexta-feira (1º): Lojas e quiosques – 8h30 às 20h30; Alimentação e lazer – 10h às 22h30

Buriti Shopping

Quinta-feira (31): Lojas, praça de alimentação e lazer abertas das 10h às 22h

Sexta-feira (1º): Lojas fechadas; praça de alimentação lazer abertas das 11h às 22h

Flamboyant Shopping

Quinta-feira (31): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 10h às 22h30

Sexta-feira (1º): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 10h às 22h30

Goiânia Shopping

Quinta-feira (31): Lojas e quiosques – 14h às 20h; Alimentação e lazer – 10h às 22h30

Sexta-feira (1º): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 10h às 22h30

Passeio das Águas

Quinta-feira (31): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 10h às 22h30; Restaurantes externos – 12h às 23h

Sexta-feira (1º): Lojas e quiosques – 10h às 22h; Alimentação e lazer – 11h às 22h30; Restaurantes externos – 12h às 22h

Shopping Cerrado

Quinta-feira (31): Lojas, praça de alimentação e lazer abertas das 10h às 22h

Sexta-feira (1º): Lojas, praça de alimentação e lazer abertas das 10h às 22h

Vapt Vupt

Nesta quinta-feira (31), nenhuma unidade no estado irá funcionar. Já na sexta-feira (1º) as unidades fixas e padrão vão funcionar em regime de escala nos seguintes horários:

Goiânia

Das 7h às 12h:

  • Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings Araguaia e Lozandes
  • Unidades Padrão: Detran, Ipasgo, Sefaz, Gespre, Goiasprev, Juceg-Vapt Vupt Empresarial, Secima-Vapt Vupt Ambiental e Procon

Das 7h às 13h:

  • Unidades Padrão SCTI – Teleatendimento

Das 8h às 13h:

  • Unidades fixas: Shopping Buena Vista, Cerrado, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal;

Interior

Das 7h às 12h:

  • Águas Lindas, Garavelo (Aparecida de Goiânia), Goianésia, Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde, Senador Canedo, Palmeiras de Goiás e Novo Gama

Das 8h às 13h:

  • Anápolis (Anashopping), Valparaíso, Aparecida de Goiânia: Shoppings Buriti e Aparecida

Unidades que fecham no dia 31 e só reabrem na segunda-feira (4):

Goiânia

  • Unidade Assembleia

Interior

  • Anápolis (Anápolis Sul), Alexânia, Alvorada do Norte, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus, Buriti Alegre, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Goianira, Itaberaí, Itapuranga, Iporá, Ipameri, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Itapuranga, Jataí, Jaraguá, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Mozarlândia, Mineiros, Nerópolis, Paraúna, Planaltina, Porangatu, Posse, Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena, Rialma, Rubiataba e Trindade-Maysa.

Saúde

O atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia para casos de urgência e emergência serão realizados nas unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves.

O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, estará aberto, todos os dias, das 8 às 17 horas e oferecerá as vacinas de rotina e da gripe (H1N1) para as pessoas dos grupos de risco. O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. Conforme a gravidade do caso, o médico regulador envia uma ambulância para o local. Se for um caso de menor gravidade, no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas por telefone.

* Unidades de saúde 24 horas:

– Cais Amendoeiras
– Cais Bairro Goiá
– Cais Campinas
– Cais Cândida de Morais
– Cais Chácara do Governador
– Cais Deputador João Natal (Vila Nova)
– Cais Finsocial
– Cais Guanabara III
– Cais Novo Mundo
– Ciams Novo Horizonte
– Ciams Urias Magalhães
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof)
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste

* Funcionamento das 8 às 17 horas

– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Transporte coletivo

Devido à paralisação dos caminhoneiros a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou durante a semana que a circulação dos ônibus seria reduzida. No feriado e durante o fim de semana a tabela continua a mesma. Para mais informações a população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e whatsapp 99943-1620 e também na sede da companhia, na 1ª Avenida, 486, Setor Leste Universitário.

Lazer

Durante o feriado e todo fim de semana, o Zoológico de Goiânia estará aberto. As atividades ocorrem das 8 às 17 horas, a entrada é R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças de até 12 anos pagam valor de meia e até os três anos entram de graça.