Abre e fecha

Confira como será o funcionamento de estabelecimentos e órgãos públicos no feriado do dia 15

O Mais Goiás preparou uma lista para que os leitores possam se organizar e não perder viagem. Confira


Larissa Lopes
Do Mais Goiás | Em: 14/11/2019 às 15:37:10

Shoppings e galerias comerciais estão liberados para abrir todos os dias (Foto: Reprodução)
Shoppings e galerias comerciais estão liberados para abrir todos os dias (Foto: Reprodução)

Com o feriado da Proclamação da República, na sexta-feira, dia 15 de novembro, alguns estabelecimentos e órgãos como o Vapt Vupt, por exemplo, terão horários diferenciados ou não vão funcionar. Por isso, como de costume, o Mais Goiás preparou uma lista para que os leitores possam se organizar e não perder viagem. Confira:

Correios

Em virtude do feriado, não haverá expediente dos Correios nas agências em todo o estado. As agências que abrem aos sábados retomam o atendimento normal no dia 16. As demais, na segunda-feira, 18.

Para registrar manifestações e obter informações sobre produtos e serviços, os clientes devem acessar o site da empresa – www.correios.com.br.

Vapt Vupt

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), informa que nenhuma unidade do Vapt-Vupt funcionará.

As unidades fixas da Capital e do interior funcionam no sábado (16) em regime de escala.

Confira os horários de atendimento do Vapt Vupt para as seguintes unidades:

Na Capital

Das 7h às 12h
Praça Cívica, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shopping   Araguaia e Lozandes;

Das 8h às 13h
Shopping Buena Vista, Shopping Cerrado, Shopping Cidade Jardim, Passeio das Águas e Portal Shopping;

No interior

Das 7h às 12h 
Águas Lindas, Anápolis (Anápolis Sul), Garavelo (Aparecida de Goiânia), Itumbiara, Trindade-Centro, Rio Verde e Senador Canedo;

Das 8h às 13h
Anápolis (Anashopping), Valparaíso de Goiás e Aparecida de Goiânia: Shopping Buriti e Aparecida Shopping.

As unidades que fecham no dia 15, e retomam o atendimento normal na segunda-feira (18): Alexânia, Alvorada do Norte, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus, Buriti Alegre, Ipameri, Itauçú, Mozarlândia, Nerópolis, Paraúna, São Miguel do Araguaia e Rialma, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Goianira, Goianésia, Itaberaí, Itapuranga, Inhumas, Itapaci, Iporá, Jataí, Jaraguá, Jardim Ingá (Luziânia), Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Mineiros, Palmeiras de Goiás, Paraúna, Planaltina, Porangatu, Posse, Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena, Rubiataba e Trindade Maysa.

Transporte

De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), as linhas de ônibus operam na escala habitual de sábados e domingos.  Na sexta-feira (15), as linhas convencionais vão operar com 4.698 viagens para atender demanda registrada nos domingos, de 138 mil usuários.

No sábado (16) estão planejadas 6.096 viagens. Segundo a CMTC, planejadas para a demanda estimada de 223 mil passageiros. Intervalos entre cinco e 30 minutos. Quanto às linhas expressas, apenas a 606 ( Jardim das Oliveiras / Terminal Bíblia / Centro / Avenida Independência) vai operar no sábado, com 16 viagens programadas para a média de 773 usuários. O intervalo entre as viagens será de 20 minutos.

Já no domingo (17), as linhas convencionais fazem a operação comum do dia que, segundo a Companhia de Transporte, sempre tem redução de demanda para os polos de atração. A quantidade de viagens é de 4.698. Com este quantitativo, o atendimento é para a demanda estimada de 138 mil usuários. O intervalo de viagens entre as linhas aos domingos varia de 7 a 40 minutos.

Saúde

As unidades da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) funcionarão em regime de plantão para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) neste fim de semana, por ocasião do feriado. Na sexta-feira(15)  o setor administrativo das unidades hospitalares estará fechado e retomará o funcionamento na segunda-feira, 18 de novembro.

O regime de plantão, segundo a SES, se aplica ao Hugo, Hugol, Materno Infantil, Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; e Hutrin, em Trindade. Ainda no HDT, o ambulatório de consultas e a farmácia ambulatorial estarão fechados, com retorno das atividades na segunda-feira, 18, a partir das 7 horas.

Já as unidades que realizam atendimento eletivo, como o HGG e o CRER, na capital; o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis; e o Hospital Estadual de Jaraguá (Heja), em Jaraguá; funcionarão em regime de plantão para atender os pacientes internados. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes retornará as atividades na segunda-feira (18).

Ainda na capital, o Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, estará fechado para captações na sexta-feira, 15, voltando ao funcionamento na próxima segunda-feira. O Banco de Sangue do Hugol não funcionará no feriado e retorna as captações no sábado, 16, das 7 às 12 horas.

A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão para atender os casos de urgências para notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe de captação e viabilizarem a doação de órgãos é o 62 3201-6722.

O Centro de Informação Toxicológica, mesmo durante o feriado, permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

A Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa também não funcionará no feriado, retornando ao atendimento de rotina na segunda-feira (18). O Credeq Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, não terá funcionamento administrativo e ambulatorial. O atendimento aos pacientes internados será realizado em regime de plantão.

O Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) funcionará normalmente para atendimento aos pacientes que residem no local. O ambulatório de curativos para feridas crônicas estará aberto ao longo desses dias. O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar estará fechado, com a retomada dos atendimentos na segunda-feira, 18 de novembro.

Comércio

De acordo com a Convenção Coletiva do setor varejista, o comércio pode funcionar e os empreendedores do varejo estão autorizados a convocar os empregados nesta data, desde que sejam feitas as devidas compensações previstas em lei, como horas extras, vale-alimentação e folga.

A Convenção Coletiva estabelece que os lojistas somente podem convocar os funcionários se tiverem uma autorização emitida pelo Sindilojas-GO.  Para receber essa liberação, os empregadores devem informar, obrigatoriamente, a intenção de abrir no feriado, bem como a relação de todos os empregados que serão convocados nesse dia. Caso haja descumprimento, o lojista pode ser multado pela Superintendência Regional do Trabalho durante fiscalização do órgão.

Região da 44

As lojas da Região da 44 funcionam normalmente: das 7h às 19h, tanto na sexta-feira, 15 de novembro, quanto no sábado, 16 de novembro.

Shoppings

Shopping Flamboyant

Funcionamento normal. As lojas abrem às 10h e fecham às 22h. Áreas de alimentação e lazer funcionam de 10h às 22h30.

Goiânia Shopping

Funcionamento normal. As lojas abrem às 10h e fecham às 22h. Áreas de alimentação e lazer funcionam de 10h às 22h30.

Passeio das Águas Shopping

Funciona normalmente no Feriado de Proclamação da República. As lojas e quiosques das  10h às 22h. Área de alimentação e lazer, das 10h às 22h30. Os restaurantes externos: das 12h à 1h.

Araguaia Shopping

Lojas e quiosques abertos de 8h30 às 20h30. Já a área de alimentação e lazer funciona de 10h às 22h.

Buriti Shpping

Funcionamento normal. Lojas, praça de alimentação e lazer abertas de 10h às 22h.