Do Mais Goiás

Confederação Brasileira divulga representantes do BMX nas Olimpíadas e gera reclamações

Os atletas Renato Rezende e Priscilla Stevaux foram os convocados, o que causou polêmica e críticas nas redes sociais.

Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou, na noite da última quarta-feira (09), os dois representantes da equipe brasileira de BMX Racing nas Olimpíadas de Tóquio, entre os dias 19 e 28 de julho. Porém, a convocação gerou muita polêmica e reclamações.

Os atletas Renato Rezende e Priscilla Stevaux foram os convocados. De acordo com a Confederação Brasileira, os critérios foram estabelecidos e publicados no dia 23 de agosto de 2018, “sendo fundamentados em princípios éticos e resultados esportivos”.

A definição de Renato como representante brasileiro gerou polêmica e causou reclamações nas redes sociais, já que está em 25º lugar no ranking mundial, atrás de outro brasileiro – Anderson Ezequiel, atual número 14 do mundo. Já Priscilla Stevaux é a 37ª do ranking mundial.

Entre os comentários que mais chamam atenção está o do pai de ‘Andinho’, Anderson Ezequiel, que postou um texto classificado como “Atestado de Indignação” (veja abaixo), citando o fato do seu filho ter conseguido uma medalha no top-3 e criticando os critérios utilizados.

  • reclamação bmx racing 1 Foto:
  • reclamação bmx racing 2 Foto:

Em grupos de atletas, existem ainda reclamações que comentários foram apagados das postagens da Confederação Brasileira.

Atualização:
Às 11h54, a Confederação Brasileira de Ciclismo, por meio da sua assessoria, respondeu os questionamentos da nossa reportagem do Mais Goiás. “Nenhum comentário é apagado das nossas redes, a não ser que falte com respeito e educação com a entidade ou algum outro membro do sistema esportivo, seja atleta, dirigente, treinador, entre outros”.

“Com relação a convocação os critérios para os Jogos Olímpicos foram estabelecidos em 2018, conforme publicação em nosso site. As convocações do MTB e BMX já foram realizadas e os convocados já foram confirmados oficialmente”.