Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Companhia goiana de teatro apresenta o espetáculo ‘Via Cássia’

Falando sobre a solidão e conflitos internos, a Cia Novo Ato apresenta o espetáculo na próxima sexta (9)

Via Cássia Peça Teatral
Espetáculo Via Cássia, que será apresentado na próxima sexta-feira (Foto: Divulgação)

No próximo dia 9 de abril (sexta-feira), estreia o espetáculo teatral Via Cássia, que será apresentado em formato online, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Cia Novo Ato, responsável pela peça. Em um momento onde os artistas estão afastados dos palcos, e o público da plateia, este é o único meio de manter o espectador conectado às atividades culturais no estado.

O espetáculo apresenta uma versão naturalista, buscando desenvolver maior intimidade entre Cássia, personagem principal, e o público que a acompanha do outro lado da tela. Com um discurso indireto, em uma espécie de entrevista/confissão, a personagem expõe sua vida como um livro aberto, falando das lembranças, dores e do estado de ausência.

De várias formas, ela explora o relacionamento com os pais, com o marido e fala das recordações que marcaram e perturbaram o funcionamento de sua constituição psicológica. Aborda os diversos conflitos internos que, por vezes, são incompreendidos por terceiros e até por ela mesma.

Em Via Cássia, o público acompanha momentos de silêncio e inatividade da personagem, que são trabalhados como reflexos de sua confusão interna, ao mesmo tempo em que mostram a apreensão de sua realidade.

Com um tema complexo e cada vez mais presente na sociedade, todos os elementos do espetáculo, em sua versão original, foram trabalhados de forma expressionista. No entanto, a atual versão da peça busca simplificar e suavizar a estética da obra, já que a transmissão será por vídeo.

A apresentação do espetáculo Via Cássia acontece para celebrar a reinauguração do Teatro Novo Ato, que fica no Setor Crimeia Leste, em Goiânia. Mesmo que de forma online, é algo que precisa ser comemorado, pois é mais um espaço que ajuda a fomentar a cultura na capital.

O teatro faz parte do projeto Dinamização Estrutural Teatro Novo Ato, contando com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás para sua realização.

Serviço

Espetáculo Via Cássoa
Quando: 9/4 (sexta-feira)
Onde: canal no YouTube da Cia Novo Ato (clique aqui)
Horário: 20h

Leia também: