Europa

Comitiva inicia missão comercial na Europa

Até a próxima sexta-feira, dia 13, o grupo vai se reunir com representantes dos segmentos político, empresarial e social da França




O governador Marconi Perillo e comitiva iniciaram nesta segunda-feira, dia 9, em Paris, a missão oficial de cinco dias à França e à Itália. Até a próxima sexta-feira, dia 13, o grupo vai se reunir com representantes dos segmentos político, empresarial e social da França e da Itália, para ampliar e estreitar ligações culturais e, principalmente, econômicas entre o Estado de Goiás e os dois países.

Acompanham o governador, além da primeira-dama, Valéria Perillo, o secretário de Relações Internacionais, Isanulfo Cordeiro, o gerente do Grupo Executivo de Comunicação, Danin Júnior, o jornalista João Bosco Bittencourt e o presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa.

Em Paris, a agenda oficial se concentrará nesta segunda-feira. A agenda teve início às 8h30, a comitiva teve uma reunião com o presidente da Alstom Internacional, Philippe Delleure. Em seguida, foi feito uma visita técnica à estação VLT. Às 11h30, a comitiva tem reunião com parlamentares do Grupo de Amizade França-Brasil, na Assembleia Nacional. E, às 12h30, almoço de trabalho com a Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF).

De terça a sexta-feira, a comitiva estará em Roma. A missão oficial integra as ações do Governo de Goiás para atrair novos investimentos e manter o ritmo de crescimento sustentável da economia do Estado. Nos dois países, Marconi vai apresentar as potencialidades de Goiás para os governos e empresários locais, além das vantagens comparativas de se investir no mercado goiano, como as políticas de incentivo fiscal, a infraestrutura, a logística, os indicadores sociais e a proximidade com os grandes mercados consumidores do Brasil.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), os incentivos fiscais concedidos pelo Produzir em 2014 possibilitaram a abertura e expansão de 82 indústrias em Goiás, no ano passado. Responsáveis pela geração de 6.254 postos de trabalhos diretos, estes projetos somaram R$ 473,8 milhões de investimentos na economia goiana em 2014. No período entre 2011 e 2014, foram aprovados 341 projetos, totalizando R$ 4,72 bilhões de investimentos e a criação de 26.886 empregos diretos no Estado.

Agenda
Roma – Itália
Terça-feira, dia 10
8h30 – Café da manhã com representantes do Grupo CNH Industrial
10h30 – Reunião com representantes da empresa Enel. Participarão o conselheiro diplomático e o engenheiro-chefe do Projeto de Contador Inteligente de Energia, Monica della Matta, responsável pela América Latina
12h – Reunião com os deputados da Comissão Parlamentar Brasil-Itália
Local: Câmara dos Deputados – Sala da Vice-presidente Marina Sereni
13h15 – Senador Fausto Longo (tem as duas cidadanias) oferece almoço ao governador e mais cinco pessoas
14h30 – Visita à Comissão de Indústria, Comércio e Turismo do Senado

Quarta-feira, dia 11
20h – Jantar oferecido ao governador e comitiva na residência do embaixador da Santa Sé
Aguardando confirmação
Reunião com empresa de infraestrutura
Reunião com empresa de mobilidade urbana
Reunião com diretor-geral de Comércio Internacional do Ministério do Desenvolvimento Econômico

Quinta-feira, dia 12
10h30 – Seminário sobre as oportunidades de negócios e de investimentos no Estado de Goiás, na Embaixada do Brasil em Roma
13h – O embaixador do Brasil na Itália oferecerá almoço, na Residência, em homenagem ao governador e comitiva

Sexta-feira, dia 13
Retorno da comitiva para o Brasil