Nesta sexta (25)

Com trabalhos concluídos, cruzamento da Goiás com a Paranaíba é liberado

Abertura ocorre após o fim das obras de construção da pista do BRT e da rede de drenagem no local

Cidades

Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 24/10/2019 às 16:40:43

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O trecho do cruzamento das avenidas Goiás e Paranaíba, em Goiânia, será desobstruído nesta sexta-feira (25), às 9h, de acordo com o Paço Municipal. A liberação ocorre com o fim das obras de construção da pista do BRT e da rede de drenagem no local. Os próximos pontos de interdição, para que os serviços possam continuar, serão as ruas 4 e 5 com a Goiás. Os mesmos desvios já existentes poderão ser usados.

Vale destacar que, com a liberação do cruzamento nesta sexta, o trecho da Avenida Independência e Paranaíba fica totalmente liberado. Isto, porque a parte que abrange a Rua 55 e Paranaíba também serão abertos.

O trecho entre as avenidas Paranaíba e Anhanguera tinha sido interditado, em 25 de setembro, para a construção de mais uma etapa das obras na pista Norte-Sul da Avenida Goiás. Porém, desde maio começaram os trabalhos da rede de drenagem que, completa, tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. Esta, inclusive, tem orçamento de cerca de R$ 7,8 milhões e é parte integrante do complexo do BRT.

Trabalhos e previsões

O início das obras, em maio, foi pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, e seguiu pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, pela Rua 74 e a Avenida Goiás. Nesta última houve o cruzamento com a Avenida Independência para chegar até à Praça Cívica.

Segundo informações da prefeitura de Goiânia, a expectativa é que a conclusão da obra, no sentido Norte-Sul, ocorra até dezembro deste ano. Já a rede completa, da Praça Cívica a Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, deve chegar ao fim em agosto de 2020.

Além disso, para alcançar as normas de acessibilidade, as calçadas no local serão readequadas. Haverá, também, arborização, com a troca das espécies que estiverem condenadas e a iluminação de LED será adotada em toda a via.

Também de acordo com a administração municipal, a rede de drenagem servirá para sanar o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da região Central da capital. O orçamento total das obras nesse trecho da Goiás até a Praça Cívica é de R$ 40,575 milhões.