Retorno

Com laudo para 17 brinquedos, Mutirama tem reinauguração mantida para sábado (29)

O parque permaneceu 1 ano e sete meses fechado depois que um acidente em um brinquedo sem manutenção feriu 11 pessoas, em julho de 2017. Nesse tempo, segundo a prefeitura, foram realizados diagnóstico e reparos em 20 atrações


Hugo Oliveira
Do Mais Goiás | Em: 28/06/2019 às 09:36:58

Parque terá entrada gratuita nos primeiros dias de funcionamento (Foto: divulgação/Prefeitura)
Parque terá entrada gratuita nos primeiros dias de funcionamento (Foto: divulgação/Prefeitura)

A prefeitura de Goiânia mantém a reinauguração do Parque Mutirama para este sábado (29), porém, dos 22 brinquedos existentes, 17 estarão disponíveis nos primeiros dias de uso. Nesse período inicial, a cobrança de entradas está suspensa e a reabertura dos portões está programada para as 8h.

O parque permaneceu 1 ano e sete meses fechado depois que um acidente em um brinquedo sem manutenção feriu 11 pessoas, em julho de 2017. Nesse tempo, segundo a prefeitura, foram realizados diagnóstico e reparos em 20 atrações, com acompanhamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO).

Do total de atrações, apenas o teleférico e a Casa Mau Assombrada ainda não foram recuperados. Conforme expõe a Prefeitura, estes serão reformados com o parque já em funcionamento. Na oportunidade, o teleférico receberá um módulo manual de segurança, o qual, permitira o retorno da estrutura mesmo em caso de falha na rede elétrica e/ no gerador.

O restante dos 20 brinquedos foram todos reformados es estão em boas condições de funcionamento. Porém, três deles ainda estão com funcionamento suspenso, já que os laudos dessas atrações ainda não foram entregues ao Ministério Público. A administração ressalta que os documentos deverão ser entregues no final da tarde desta sexta-feira (28).

Representantes do MPT realizam nova vistoria nesta sexta (28) (Foto: divulgação/Secom)

De acordo com o gestor do parque, Frank Fraga, a reforma foi feita com cuidado para que tudo fosse realizado “dentro das normas mais rígidas de operação de brinquedos. Os laudos estão prontos e serão entregues no prazo determinado pelo Ministério Público”. Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) compareceram ao Mutirama nesta manhã para realizar uma nova vistoria nos brinquedos.

Atualmente, mais de 500 servidores da prefeitura e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizam limpeza, pequenos reparos e pintura da estrutura do Mutirama. Segundo o Paço, os mais de 100 servidores que irão atuar no funcionamento do parque recebem treinamento há 15 dias.

Teleférico e Casa Mau Assombrada ainda passarão por reformas e readequações (Foto: divulgação/Secom)

A qualificação inclui conhecimento sobre o funcionamento dos brinquedos e sobre os protocolos de segurança. Os novos operadores atuam após cursos nas áreas de segurança, normas regulamentadoras, primeiros socorros e brigada de incêndio.

O prefeito Íris Rezende irá oficializar a reabertura com cerimônia agendada para as 9h, quando ele irá explicar a duração do regime de gratuidade das atrações. O mutirama requalificado faz aniversário de 50 anos no dia 15 de novembro e tem capacidade para receber até 7 mil frequentadores.