RETOMADA

Clubes goianos se preparam para a volta do Brasileirão

Times retomaram treinamentos e organizam jogos amistosos. Goiás e Atlético iniciam a Série A em agosto. No mesmo período, o Vila Nova disputa a Série C


Jessica Santos
Do Mais Goiás | Em: 13/07/2020 às 15:26:55

Com a volta do Campeonato Brasileiro prevista para agosto, times goianos (Goiás, Vila Nova e Atlético) se preparam para estrear na competição (Foto: Divulgação)
Com a volta do Campeonato Brasileiro prevista para agosto, times goianos (Goiás, Vila Nova e Atlético) se preparam para estrear na competição (Foto: Divulgação)

A chegada da pandemia do novo coronavírus em Goiás mudou completamente a realidade do futebol e dos times goianos. Os clubes precisaram interromper as atividades no dia 17 de março e só retomaram em junho, após mais de 2 meses de paralisação. Agora, com a volta do Campeonato Brasileiro prevista para agosto, os times se preparam para estrear na competição, ao mesmo tempo em que tentam evitar o contágio da covid-19 entre atletas, comissão técnica e auxiliares.

Na última segunda-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o início do Brasileirão, que estava previsto para iniciar em maio, mas precisou ser adiado por causa do coronavírus. As séries A, B e C devem retomar juntas, no dia 8 de agosto. A volta da Série D, por sua vez, deve ocorrer em 6 de setembro. Inicialmente, as competições vão ocorrer sem a presença de torcedores.

Aos poucos, o futebol brasileiro retorna aos gramados em competições oficiais e os três principais clubes da capital, Atlético, Goiás e Vila Nova, das séries A e C, respectivamente, já se preparam para o retorno. Treinos coletivos e amistosos estão entre as atividades previstas para os times pegarem conjunto e ritmo de jogo para os campeonatos nacionais.

Os clubes goianienses voltaram aos treinos no início de junho, mas, por conta do decreto municipal de quarentena intermitente, tiveram de buscar municípios adjacentes para realizar as atividades. Desde a última semana, o Goiás passou a treinar em Trindade e Aparecida, onde há permissão para tal. Enquanto Atlético realizou treinamento apenas em Trindade. A expectativa, porém, é que ambos retomem as atividades na capital, já que a Prefeitura liberou, novamente, os treinos.

Goiás

No dia 9 de agosto, o time esmeraldino deve enfrentar o São Paulo, no estado paulista, pela 1º partida pelo Campeonato Brasileiro da Série A de 2020. Para isso, o Goiás faz a recuperação física dos atletas. No próximo sábado (18), por exemplo, o time enfrenta o Capital, de Brasília, em um jogo amistoso.

Ao Mais Goiás, o diretor de futebol do time, Túlio Lustosa, disse que o elenco é o mesmo de antes da parada em razão da pandemia. A única mudança refere-se à saída de Léo Sena, negociado com o Atlético Mineiro. “A gente julga que é um elenco muito forte para iniciar o Campeonato Brasileiro, visto a evolução da equipe no Goianão e Copa do Brasil”, disse.

(Foto: Divulgação/Goiás)

Lustosa ressalta que a preparação do Goiás tem sido feita com cautela para não colocar em risco a saúde dos jogadores, comissão técnica e todas pessoas que atuam no clube. Segundo ele, a diretoria adotou 4 protocolos de retomada. No primeiro, foram feitos treinos individuais com afastamento entre os jogadores. Duas semanas depois, foi realizada a 2ª fase, com 8 atletas em cada campo, em mini-jogos.

A referida etapa durou cerca de 10 dias e o clube avançou para 3ª e 4ª etapas dos protocolos, em que houve a liberação de treinos coletivos realizados em Aparecida de Goiânia e Trindade. Segundo o diretor de futebol do Goiás, a resposta dos jogadores tem sido boa, bem próxima do ideal para iniciar o Brasileirão.

Para o diretor de futebol do Goiás, o time tem se adaptado bem à pandemia. O clube tem realizado testes de covid-19 nos jogadores, além de aferir a temperatura e disponibilizar álcool em gel. “Logo que iniciou a pandemia, o clube contratou serviços de infectologista e os médicos são sempre consultados antes de qualquer decisão. Os protocolos são seguidos com rigor, mas não estamos imunes. Então, a qualquer momento, se for necessário, tudo pode mudar o rumo que estamos seguindo até agora”, pontuou.

Atlético

O Atlético também se prepara o início da Série A. O primeiro jogo é contra o Corinthians, em São Paulo, no dia 9 de agosto. O presidente do Dragão, Adson Batista, diz que o clube está treinando e respeita rigorosamente os protocolos de saúde para evitar a covid-19. “Os atletas são testados periodicamente e há monitoramento todos os dias. Estamos tomando todos os cuidados para preservar os atletas”, garantiu.

Segundo ele, o time deve realizar alguns amistosos antes da estreia no campeonato. O calendário destes jogos treinos, porém, não foi divulgado, já que o clube ainda finaliza algumas pendências.

(Foto: divulgação/Atlético)

Do ponto de vista do elenco, o Atlético teve mudanças como a chegada do meia Everton Felipe, que chegou por empréstimo junto ao São Paulo, e a contratação do volante Willian Maranhão, que estava no Vasco e se destacou pelo América Mineiro em 2019. “O grupo é praticamente o mesmo, mas novidade sempre tem. Estamos procurando o melhor para a equipe”, disse.

Adson Batista afirmou, ainda, que o cenário ainda é muito novo, mas que o clube tem se adaptado bem. “Treinamos alguns dias em Trindade e foi muito positivo. Estamos nos preparando e tomando todos cuidados. Estamos confiantes e vamos surpreender para continuar na Série A”.

Vila Nova

A reportagem aguarda retorno da diretoria do clube e vai atualizar o texto quando for possível.

(Foto: Divulgação/Vila Nova)