Goiânia

Cine Cultura exibe Mostra do Cinema Francês com programação gratuita

Evento começa nesta quinta-feira (21) e vai até domingo (24). A entrada é gratuita para todas as sessões


Thais Lobo

Do Mais Goiás | Em: 19/03/2019 às 09:07:01


Cena do filme Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy | Foto: Reprodução
Cena do filme Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy | Foto: Reprodução

O Cine Cultura realiza, em parceria com a Aliança Francesa Goiânia e Institut Français (IF), uma mostra dedicada ao cinema francês, integrando a Semana Internacional da Francofonia. A entrada é gratuita para todas as sessões, e todos os filmes possuem classificação indicativa.

A mostra começa nesta quinta-feira (21) e vai até domingo (24) com uma programação composta por nove produções, entre clássicos, como grandes obras de Jean Renoir, Agnès Varda, Henri-Georges Clouzot, Jacques Demy, além de filmes contemporâneos, alguns dos primeiros produzidos pela cineasta Claire Denis, o Nocturama, do controverso diretor Bertrand Bonello, e a animação A Menina sem Mãos.

Um dos destaques do roteiro é o filme Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy, estrelado pela Catherine Deneuve. Haverá também uma sessão surpresa, no qual o filme será revelado ao público apenas no momento da exibição.

O Cine Cultura funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, Centro.

Confira a programação:

21/03
– 16h: A Grande Ilusão, de Jean Renoir (França, 1937, 113 min, livre)
– 18h30: Dane-se a Morte, de Claire Denis (França, 1990, 90 min, 16 anos)
– 20h30: Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle (França, 1958, 88 min, 14 anos)

 22/03
– 16h30: Os Olhos sem Rosto, de Georges Franju (França, 1960, 90 min, 12 anos)
– 18h30: O Ciúme, de Philippe Garrel (França, 2013, 77 min, 14 anos)
– 20h: As Diabólicas, de Henri-Georges Clouzot (França, 1955, 115 min, 16 anos)

23/03
– 16h30: Noites sem Dormir, de Claire Denis (França, 1994, 110 min, 16 anos)
– 18h30: Nocturama, de Bertrand Bonello (França, 2016, 130 min, 16 anos)
– 21h: Sessão Surpresa (classificação: 18 anos)

24/03
– 15h30: A Menina sem Mãos, de Sébastien Laudenbach (França, 2016, 76 min, livre)
– 17h: Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy (França, 1964, 91 min, 12 anos)
– 19h: Jacquot de Nantes, de Agnès Varda (França, 1991, 118 min, livre)

SINOPSES:

A Grande Ilusão
O filme passado durante I Guerra Mundial, conta a história de dois soldados franceses são capturados pelas tropas alemãs. O Capitão Boeldieu (Pierre Fresnay), antes um aristocrata, e o Tenente Marechal (Jean Gabin), que era um simples mecânico quando ainda civíl. Eles conhecem outros prisioneiros de diversas origens e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal (Marcel Dalio). Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para um fortaleza. É lá que Boeldieu faz amizade com um oficial alemão chamado Van Rauffenstein (Erich von Stroheim), também de origem aristocrática.

Dane-se a Morte
Dah (Isaach De Bankolé) e Jocelyn (Alex Descas), imigrantes africanos, conseguem emprego num restaurante parisiense. No subsolo são realizadas disputadas rinhas de galo. Confinados o dia inteiro no porão do estabelecimento preparando as batalhas, eles treinam um galo campeão  que parece ser invencível.

Ascensor para o Cadafalso
Florence Carala (Jeanne Moreau ) e seu amante Julien Tavernier (Maurice Ronet) sonham em ficar juntos e, para isso, armam um plano para matar o marido dela. Julien assassina o homem, forjando um suicídio, e leva suas coisas para o carro. Logo ele percebe que esqueceu o roupão fora da janela e decide voltar para buscá-lo. Preso no elevador, ele lembra vários indícios que podem incriminá-lo…

Os Olhos sem Rosto
Génessier (Pierre Brasseur), um célebre cirurgião, tem uma filha (Edith Scob) terrivelmente desfigurada por conta de um acidente automobilístico. Com a ajuda da assistente Louise (Alida Valli) ele sequestra jovens moças e transplanta a pele delas para o rosto da filha, tentando reconstruir sua beleza.

O Ciúme
Louis (Louis Garrel) é ator e vive com Claudia (Anna Mouglalis), também atriz, em um pequeno apartamento, onde levam uma vida normal, porém complicada financeiramente. A carreira dela vai de mal a pior e ele faz de tudo para ajudá-la, enquanto tenta encontrar tempo ainda para manter-se próximo à filha Charlotte (Olga Milshtein), cuja mãe (Rebecca Convenant) ele abandonou recentemente.

As Diabólicas
Christina Delassalle (Vera Clouzot) é casada com o sádico Michel Delassalle (Paul Meurisse). Rigoroso diretor do colégio que a pertence, ele frequentemente a humilha, maltrata alunos e funcionários e é odiado por todos. Em uma improvável parceria, Christina e Nicole (Simone Signoret), amante de Michel, decidem matá-lo e na sequência jogam o cadáver na imunda piscina da escola. Uma limpeza acontece, mas nenhum vestígio do corpo é encontrado e o mistério leva as duas mulheres à loucura.

Noites sem Dormir
Daiga (Yekaterina Golubeva), uma moça que deixou a Lituânia para morar em Paris, Theo (Alex Descas), um músico que busca formas de sobreviver fazendo música e seu irmão Camille (Richard Courcet), um travesti têm suas vidas entrelaçadas pela ameça representada por um serial killer que vem aterrorizando as ruas de Paris.

Nocturama
Em Paris, um grupo de jovens de diversas origens se organiza para planejar uma série de atentados terroristas. Quando todas as bombas explodem e a cidade se transforma num caos, eles se escondem num centro comercial durante a madrugada. Enquanto esperam o tempo passar, pensam sobre as possíveis consequências de seus atos e sobre eventuais falhas capazes de comprometer o plano.

A Menina sem Mãos
Uma família, passando por dificuldades financeiras, vende sua filha para o demônio. Sua pureza a protege, mas não impede que ele lhe impute um grande castigo: tenha as suas mãos amputadas.

Os Guarda-Chuvas do Amor
Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante?

Jacquot de Nantes
França, 1939. O jovem Jacquot, de apenas oito anos, adora todo tipo de espetáculo:cinematográfico, teatral e até mesmo de marionetes. Impulsionado pelos pais, um dono de garagem e uma cabeleireira, ele adquire uma pequena câmera e começa a rodar seus próprios filmes.