Do Mais Goiás

Cinco escolas de Aparecida passam por reforma para receber aulas presenciais

Investimento será de R$ 5 milhões e visa preparar as unidades para a volta das aulas presenciais na cidade

Reforma em unidade escolar em Aparecida (Foto: Rodrigo Estrela / Divulgação)

Cinco unidades escolares em Aparecida de Goiânia devem receber reformas a partir desta semana. Além disso, o prefeito Gustavo Mendanha entregou 10 mil colchões para serem utilizados nos dormitórios dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Integral (EMEIs). A promessa é que as escolas fiquem prontas para aulas presenciais híbridas, que devem retornar a partir do próximo semestre.

Uma das instituições beneficiadas é a escola Valdir Gonçalves de Aguiais, onde será investido cerca de 1,3 milhão de reais. Serão reformadas também as escolas do Conjunto Planície (E. M. Francisco Rafael Campos) e do Parque Santa Cecília (E.M. Parque Santa Cecília). Além destas, passarão por reformas o CMEI Similiana Lemes Viana, localizado no Conjunto Estrela do Sul, e a Escola de Música e Banda, que fica no Centro de Aparecida. O investimento total é de R$ 5 milhões.

Os serviços executados, em geral, incluem a revisão de telhado, limpeza e nivelamento de terrenos, reformas de banheiros e cozinha, revisão de instalações elétricas, hídricas e sanitárias, recuperação ou instalação de forros, nivelamento de piso, recuperação de quadros e esquadrias, ampliação e redimensionamento da rede de captação de águas pluviais, além de pintura nas cores padrões da gestão.

Déficit de vagas

Conforme já mostrou reportagem do Mais Goiás, o município tem 7.177 crianças na fila de espera. O número é desta quarta-feira (9) e subiu 1,65% desde abril. Atualmente, a pasta conta com 32 CMEIs, no atendimento a 4.869 crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Para tentar suprir essa demanda, a prefeitura faz parcerias com 22 entidades filantrópicas que, juntas, atendem mais de 1,3 mil crianças.