Turismo

Cidades goianas receberão investimento de R$ 200 milhões do governo federal

Dentre os municípios contemplados estão Pirenópolis, Cavalcante e Alto Paraíso


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 05/09/2019 às 17:22:13

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em visita a Goiânia, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou o investimento de R$ 200 milhões no setor em Goiás. Os municípios contemplados serão a capital, Pirenópolis, Cidade de Goiás e as duas cidades que compõem a Chapada dos Veadeiros, que são Alto Paraíso e Cavalcante.

O investimento decorre do Projeto Investe Turismo. Ao todo, 158 municípios serão contemplados no Brasil. “Os critérios de escolha foram discutidos com as secretarias estaduais”, afirma o ministro. Ele diz ainda que foram considerados fatores como a divulgação dessas rotas em feiras de nível nacional e internacional e o número de turistas estrangeiros que frequentam tais destinos.

“O objetivo do programa é levar capacitação profissional para os trabalhadores do setor do turismo e promover essas rotas tanto no cenário nacional, quanto internacional”, explica Marcelo. O projeto tem parceria com iniciativas privadas e com o Sebrae, que realiza os estudos de viabilidade dos projetos a serem contemplados com investimento. “Eles buscam entender o que cabe ao município. Se é um resort, um hotel, um restaurante…”, acrescenta. A partir daí são analisadas as possibilidades de linhas de credito que podem ser oferecidos por empresas privadas.

Indagado acerca da possibilidade da inclusão de mais cidades goianas ao programa, o titular da pasta federal informa que em uma segunda etapa, mais lugares podem ser contemplados. Dentre eles, Caldas Novas e Rio Quente.