Ton Paulo
Do Mais Goiás

Cidades do Entorno do DF seguem decreto do Estado e reabrem comércio

Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto já publicaram seus decretos

Foto: Prefeitura de Luziânia/Reprodução

Em sintonia com o decreto estadual, que determina revezamento de 14 dias do comércio, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal decretaram, nesta semana, a reabertura das atividades não essenciais. Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás e Santo Antônio do Descoberto foram algumas das cidades que já publicaram seus decretos, seguindo as determinações do governador Ronaldo Caiado e flexibilizando por duas semanas, com restrições, os estabelecimentos comerciais.

Luziânia, por meio do decreto 254 de 30 de março, determinou o horário de funcionamento das 5h às 22h, em formato presencial, para as atividades econômicas e estabelecimentos comerciais em geral. Após esse horário, fica permitido apenas serviço de delivery. Na sexta feira, dia 2 de abril (feriado da Semana Santa), os estabelecimentos não poderão funcionar.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino continuam suspensas. As escolas particulares que decidirem retornar, deverão adotar todas as medidas sanitárias de segurança.

Águas Lindas

O município de Águas Lindas de Goiás, no decreto 1563, que passou a valer ontem, dia 30, determinou o horário de funcionamento de atividades essenciais e não essenciais das 5h às 22h, com o delivery liberado até às 2h.

A cidade manteve a restrição de circulação de pessoas e veículos no período de 22h às 5h. A medida veda “a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas”, com exceção de casos de emergência.

As aulas presenciais na rede municipal podem retornar, desde que as escolas restrinjam a capacidade máxima a 30%.

Valparaíso

Já Valparaíso de Goiás publicou hoje, quarta-feira (31), o decreto que flexibiliza as restrições na cidade. A prefeitura autorizou o funcionamento das atividades econômicas, dos estabelecimentos comerciais e das atividades em geral de forma presencial, de segunda-feira a domingo, das 5h às 22h. Após as 22h, fica autorizado somente a modalidade delivery, até a meia-noite.

Conforme a prefeitura, “em todos os estabelecimentos que se mantiverem abertos, impõe-se a observância de todos os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, no combate e prevenção ao Coronavírus”.

Santo Antônio do Descoberto

Santo Antônio do Descoberto determinou o horário de 5h às 20h para o funcionamento das atividades não essenciais, com fechamento total aos domingos. Já as essenciais poderão funcionar de segunda a domingo, das 5h às 22h.

Festas, eventos esportivos, boates e casas noturnas continuam suspensas. O decreto também liberada a modalidade delivery do comércio até meia-noite.