Do Mais Goiás

Cidade de Goiás será a capital simbólica do Estado a partir desta segunda-feira

A tradicional transferência da capital – que ocorre todo dia 25 de julho desde 1961 -- será oficializada pelo governador Marconi Perillo às 10h da manhã, na Praça do Coreto

Como parte das comemorações pelo 289º aniversário da cidade de Goiás, o município recebe nesta segunda-feira (25/7) a instação simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A tradicional transferência da capital – que ocorre todo dia 25 de julho desde 1961 — será oficializada pelo governador Marconi Perillo às 10h da manhã, na Praça do Coreto. Em seguida, ele fará a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera no mesmo local.

Além da cerimônia, o governador participa também de uma missa na Igreja Matriz, às 19h, em celebração ao aniversário da cidade. Na terça (26), Marconi e outras autoridades lançam às 10 horas, no Palácio Conde dos Arcos, a 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que ocorre entre os dias 16 e 21 de agosto.

Goiânia volta a ser a capital do Estado na quinta-feira (28).

Vapt Vupts

Durante o período em que Goiás se mantém como a sede dos poderes, algumas unidades do Vapt Vupt funcionam em horários especiais e outras não abrem na segunda (25). De acordo com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), vão funcionar das 7 às 12 horas, no dia 25, em Goiânia, as unidades Referência (Rua 4), Central do Empresário, Central do Servidor (Palácio Pedro Ludovico), Mangalô, Praça da Bíblia, Campinas, Ipiranga, shoppings Banana e Araguaia. E ainda as unidades padrão da Defensoria Pública, Delegacia Fiscal – Sefaz, Detran, Gespre, Goiasprev, Ipasgo, Juceg, Procon, Secima e Semdit (Sine).

Também no horário das 7 às 12 horas estarão abertas as unidades de Águas Lindas, Rio Verde, Itumbiara, Garavelo, Aparecida Centro, Goianésia, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.

Já no horário das 7 às 13 horas funcionará a unidade Padrão da Superintendência Central de Tecnologia da Informação (SCTI-Teleatendimento). Das 8 às 13 horas de segunda-feira vão atender as unidades dos shoppings Buena Vista, Cidade Jardim e Passeio das Águas, em Goiânia. No interior estarão abertas as unidades de Anápolis e a de Aparecida de Goiânia – Admar Otto (Buriti Shopping).

Não haverá expediente ao público no dia 25 as unidades das cidades de: Alexânia, Alvorada do Norte, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus, Buriti Alegre, Caldas Novas, Catalão, cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Goianira, Itaberaí, Itapuranga, Iporá, Ipameri, Inhumas, Itauçu, Jataí, Jaraguá, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Mozarlândia, Mineiros, Nerópolis, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Planaltina, Porangatu, Posse, Piracanjuba, Pires do Rio, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena e Valparaíso.

Fica 2016

O lançamento do Fica 2016 contará com a presença do governador Marconi Perillo, secretária Raquel Teixeira, autoridades estaduais e municipais e equipe Seduce Goiás.

O evento chega à sua 18ª edição em 2016. Na Mostra Competitiva, o festival apresenta 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e 10 brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México.

Entre os brasileiros, 4 filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. A mostra Fica Animado traz 12 curtas de animação na programação destinada ao público infantil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Filarmônica de Goiás fará o encerramento do festival, se apresentando no domingo, 21/08. Na programação musical, o festival traz 14 shows, 10 de música popular e 4 de música clássica. Na identidade visual, o Fica 2016 será ilustrado por uma tela do artista goiano Rodrigo Godá.

O Fica chega à sua 18ª edição em 2016. Na Mostra Competitiva, o festival apresenta 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e dez brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, quatro filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. A mostra Fica Animado traz 12 curtas de animação na programação destinada ao público infantil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Filarmônica de Goiás fará o encerramento do festival, se apresentando no domingo, dia 21 de agosto. Na programação musical, o festival traz 14 shows, dez de música popular e quatro de música clássica. Na identidade visual, o Fica 2016 será ilustrado por uma tela do artista goiano Rodrigo Godá.