Turismo

Cidade de Goiás espera cerca de 50 mil turistas durante Semana Santa

Grande parte dos hotéis e pousadas já estão com lotação máxima, mas secretária acredita que quem quiser viajar de última hora ainda pode encontrar hospedagem


Amanda Sales
Do Mais Goiás | Em: 27/03/2018 às 17:38:25

Procissão do Fogaréu é uma das mais esperadas da Semana Santa. (Foto: Lázaro Ribeiro)
Procissão do Fogaréu é uma das mais esperadas da Semana Santa. (Foto: Lázaro Ribeiro)

A Cidade de Goiás, a 148 quilômetros de Goiânia, deve receber em torno de 50 mil pessoas durante os cinco dias de celebrações que envolvem a Semana Santa. Uma das atrações mais aguardadas, a Procissão do Fogaréu, tem início previsto para as 24 horas desta quinta-feira (29).

Grande parte dos hotéis e pousadas da cidade já estão com sua lotação máxima. Contudo, segundo a secretária de turismo do município, Flávia de Brito, quem resolver viajar em cima da hora ainda pode conseguir hospedagem, sobretudo em campings.

A secretária explica que as celebrações religiosas no município se iniciaram há duas semanas, seguindo a tradição dos moradores da região. No entanto, o fluxo maior de turistas é esperado a partir desta semana. Já nesta terça-feira (27) Goiás começou a receber eventos da Semana Santa, alunos de escolas públicas do município participaram de uma caminhada pela paz.

As procissões se iniciam, de modo oficial, na quarta-feira (28) com o Fogaréuzinho, procissão encenada por crianças e adolescentes da cidade. A manifestação tem uma dimensão menor que a oficial, os farricocos mirins saem da Praça do Chafariz, caminham até o Coreto e retornam ao ponto de partida. A apresentação tem início previsto para 17 horas.

Mais tarde, às 19 horas, a Catedral de Santana, localizada na Praça do Coreto, sedia a missa dos santos óleos. Durante a celebração, são abençoados os óleos a serem utilizados durante todo ano nas celebrações sacramentais da Igreja.

Já às 20 horas, vilaboenses e turistas acompanham uma encenação da Via Sacra, realizada por um grupo de jovens do município que repete a tradição há mais de vinte anos. A procissão se reúne na Praça do Coreto e percorre todo o Centro Histórico.

Às 23h59, a Procissão do Fogaréu se reúne em frente à Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. A encenação que remete à perseguição de Cristo e sua prisão, passa pela Igreja do Rosário, pela Rua da Abadia, Rua do Carmo e Igreja de São Francisco de Paulo, voltando em seguida para o ponto de partida.

Há outras atrações previstas para a Semana Santa na cidade até o dia 1° de abril (Domingo de Páscoa), confira abaixo programação divulgada pela Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat).

Programação divulgada pela Ovat. (Foto: Divulgação)

Recomendações

Para quem pretende prestigiar as celebrações na Cidade de Goiás, Flávia alerta que, durante o dia a temperatura é bastante elevada. Por isso, os turistas devem optar por roupas mais leves. Durante a noite, contudo, o clima costuma ser mais ameno.

Flávia lembra ainda que, fora as comemorações religiosas, a visita à Goiás pode render também outros passeios. “Durante o dias muitas pessoas optam por passar nas nossas vilas de eco turismo e piscinas naturais”, ressalta.

Além disso, para aproveitar ao máximo o passeio, a secretária recomenda que os turistas deixem seus carros nas pousadas ou no entorno e aproveitem o Centro Histórico a pé. Para mais informações ou dúvidas, o Centro de Atendimento ao Turista (Cat) está à disposição na Rua Moreti Fogia, 28 , ou pelos números:  (62) 3371-7713 e 3371-7714.