Goiânia | Destruição

Chuvas provocam inundação em residências na madrugada deste sábado (14)

Precipitação acima do esperado causou estragos em diversos pontos da cidade


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 14/12/2019 às 18:16:07

Residência é inundada após chuva em Goiânia (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
Residência é inundada após chuva em Goiânia (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)

As chuvas que caíram nos últimos dias em Goiânia fizeram estragos em vários pontos da cidade. Um deles foi em uma residência na Avenida Contorno Oeste, no Jardim Europa. Na madrugada deste sábado (14), a água concentrou em um ponto sem boca de lobo e acabou inundando a casa, que fica localizada no nível abaixo da via.

A força das águas foi tamanha que chegou a destruir o muro, empurrar um carro e móveis, além de danificar eletrodomésticos. A lama invadiu vários cômodos e derrubou paredes do imóvel. A Defesa Civil interditou o local para evitar que alguém seja ferido.

A Rua Nizia Floresta, no Bairro Goiá 2, também ficou totalmente alagada, chegando a inundar imóveis. Segundo o órgão da prefeitura, a boca de lobo da via está totalmente entupida o que impossibilitou o escoamento da água da chuva de maneira adequada. Agentes da Secretaria de Infraestrutura devem ir ao local para averiguar quais são as medidas cabíveis para evitar novas inundações. 

Residência é inundada após chuva em Goiânia (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)

Outra residência também foi inundada pela água das chuvas. Desta vez no Jardim Petrópolis, na madrugada de sexta-feira (13). A água infiltrou pela terra de um jardim vizinho mal compactado e acabou “vazando” até outra residência que fica em um declive. A lama invadiu toda o imóvel.

A base de sustentação sofreu rachaduras da ponte sobre a Avenida C, no Setor Recreio Panorama, por causa da chuva.

Volume acima do esperado

De acordo com o coordenador executivo da Defesa Civil, Francisco Carmo Vieira, se continuar chovendo acima do esperado para o mês de dezembro, outros problemas poderão surgir pela cidade. Na região Sudoeste da capital, por exemplo, era esperava-se 10,0mm. No entanto, a precipitação registrada foi de 42,2mm. “A população também precisa fazer a parte dela e não jogar lixo pela rua ou aguardar o dia correto da passagem do caminhão da coleta. Os sedimentos entopem os bueiros e bocas-de-lobo e acabam gerando esse tipo de incidente”, diz.

Confira o volume de precipitações ocorridas neste sábado (14) de dezembro de 2019, segundo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goias (Cimehgo):

Região Central: 42,2mm

Região Norte (Goiânia 2): 45,0mm

Região Norte (Balneario Meia Ponte): 40,6mm

Região Norte (Santa Genoveva): 29,2mm

Região Leste: 41,8mm

Região Leste (Jardim Olinda): 37,4mm

Região Noroeste: 35,0mm

Veja mais fotos dos estragos deixados pelos temporais: