Economia

China: Xi promete abertura gradual dos mercados para investimento estrangeiro

Pequim tem anunciado a redução de tarifas e flexibilizado restrições a importações, mas nenhuma das iniciativas até agora contribui para a resolução de conflitos com americanos e europeus


Estadao Conteúdo
Estadao Conteúdo
Do Estadao Conteúdo | Em: 05/11/2019 às 05:55:25

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O presidente Xi Jinping prometeu nesta terça-feira, 5, adotar mais iniciativas para abrir gradualmente os mercados chineses para investidores estrangeiros, mas não apresentou nenhuma medida para tentar relaxar as tensões comerciais com os Estados Unidos e a Europa.

Xi discursou na abertura da China International Import Expo, em Pequim, e afirmou que pretende “expandir a abertura de mercados” e avançar na redução de restrições ao capital estrangeiro.

Pequim tem anunciado a redução de tarifas e flexibilizado restrições a importações, mas nenhuma das iniciativas até agora contribui para a resolução de conflitos com americanos e europeus sobre as restrições à presença de companhias estrangeiras no país.

Grupos empresariais têm saudado o processo chinês de abertura, mas se dizem frustrados com o ritmo gradual e a permanência de restrições.