China barra em aviões e trens passageiros com ‘baixa avaliação social’

O país adotou um sistema de pontuação semelhante ao do episódio 'Nosedive' da série 'Black Mirror' e pune os cidadãos pelo seu mau comportamento

No primeiro episódio da terceira temporada de Black MirrorNosedive, a população da cidade futurística é avaliada por um sistema de pontuações.

Quem tivesse mais estrelinhas por bom comportamento, teria acesso a atividades da ‘alta sociedade’. O mesmo parece estar acontecendo na China.

(Reprodução/Netflix)

O governo chinês já havia anunciado que começaria um sistema de pontos semelhante, para, inicialmente, avaliar apenas o comportamento financeiro dos cidadãos. Na última semana, anunciou-se que o sistema começará a ser usado para barrar chineses de aviões e trens. Aqueles com pontuação mais baixa não embarcarão.

De acordo com a Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, cidadãos receberão “deméritos” por atitudes como fumar, dar alarmes falsos de terrorismo ou brigar durante o voo. Chineses que não pagarem seguro social de seus empregados ou quem não quitar multas de trânsito também perderão pontos.

As medidas deverão entrar em vigor a partir do dia 1º de maio. (com informações da Folha)