Do Mais Goiás

Chernobyl: Saiba mais sobre o acidente com filmes e séries

O acidente aconteceu em 26 de abril de 1986 e completa 35 anos hoje

Chernobyl: Saiba mais sobre o acidente com filmes e séries
(Foto: Reprodução/HBO)

Há exatos 35 anos o mundo era surpreendido com o acidente nuclear de Chernobyl. O ocorrido se passou na usina da cidade de Pripyat, na então União Soviética, hoje Ucrânia. Dada a importância e letalidade, virou tema de estudos que duram até os dias de hoje.

Melhor que longos textos, uma forma de aprender mais sobre o assunto é assistindo a produções baseadas nos reais acontecimentos. Pensando nisso, o Mais Goiás separou uma lista com cinco filmes e séries documentais que explanam o acidente, que aconteceu em 26 de abril de 1986. Confira:

O Pica-Pau Russo

“Na Ucrânia, um homem vítima do desastre nuclear de Chernobyl tem um segredo que foi escondido a sete chaves. Porém, seu desejo é revelar o segrego, mesmo com seu país tomado por uma revolução e em guerra. A confissão pode arriscar sua vida, mas ele prefere fazer parte da revolução e tornar público aquilo que era sigiloso.”

Série Chernobyl (HBO Go)

“Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome ao título. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov, a física Ulana Khomyuk e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina tentam descobrir as causas do acidente.”

Depois de Chernobyl (Prime Video)

“A explosão de Chernobyl mudou a vida de muitos heróis. Após a tragédia, histórias de alegria e dor, amor e separação ressurgem das cinzas da tragédia.”

Série Que Mundo É Esse? – 1º episódio (Globoplay)

“Com um estilo questionador, André Fran, Michel Coeli e Rodrigo Cebrian contam as principais histórias do nosso tempo e abordam temas do mundo atual.”

A Batalha de Chernobyl

Lançado em 2006, o documentário aborda, com entrevistas e documentos, os bastidores do acidente nuclear de Chernobyl e a batalha do governo da então União Soviética para encobrir o acontecimento.