Acidente

Césio 137: seis referências ao acidente radiológico na cultura pop

Séries de TV como 'House M.D.' e 'Star Trek' fizeram episódios baseados no que aconteceu em Goiânia. O acidente também é citado em livros e músicas internacionais


Murillo Soares
Do Mais Goiás | Em: 13/09/2017 às 22:57:23

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (13), o acidente radiológico com o Césio-137 de Goiânia completa 30 anos. De 1987 para cá, a repercussão do que aconteceu na Rua 57, centro da capital, tomou proporções internacionais e o assunto acabou sendo citado em produtos da cultura pop.

O Mais Goiás reuniu seis referências ao acidente com o Césio 137 em séries, contos e músicas internacionais. Alguns dos tópicos podem conter spoilers!

Capitão Planeta

(Foto: Divulgação)

Um dos episódios da série infantil Capitão Planeta traz várias similaridades ao acidente com o Césio 137 de Goiânia. Neste capítulo da animação, um grupo de crianças encontra um equipamento médico abandonado que contém uma fonte radioativa. Ao brincar com o objeto, eles se contaminam. Os heróis do desenho animado, entretanto, salvam o dia antes que qualquer morte aconteça.

House M.D.

(Foto: Divulgação)

Na segunda temporada da série com o médico mais mal humorado da televisão, o episódio Daddy’s Boy conta a história de um menino cujo pai é dono de um ferro-velho. O garoto ganha de presente um chaveiro feito de chumbo radioativo. O contato com o objeto contaminado causa uma série de complicações à saúde do menino, como choques pelo corpo e convulsões.

Sapo Césio

(Foto: Divulgação)

O livro Sapo Césio, do comediante Léo Lins, conta a história de um girino que é contaminado assim que dois homens desmontam uma máquina de um antigo centro de radiologia e liberam o Césio 137 na natureza. O animal nasce com oito patas e, ao longo do livro – que é cheio de humor negro -, encontra seu caminho para a lagoa e aprende a enfrentar o mundo.

Witch Baby

(Foto: Reprodução)

A escritora estadunidense Francesca Lia Block cita o acidente com o Césio 137 – e cria alguns personagens a partir do que aconteceu – no segundo livro da série Dangerous Angels. A saga de livros acompanha um grupo de jovens e suas famílias que moram em Los Angeles e convivem com criaturas míticas, como bruxas, gênios e fantasmas. A autora inspirou-se em um artigo que leu sobre o que aconteceu em Goiânia

Micarolo a Goiania

Um ano após o acidente em Goiânia, o cantor e compositor italiano Angelo Branduardi lançou a faixa Miracolo a Goiania (ouça acima). A música está no álbum Pane e Rose e traz um suposto diálogo que teria acontecido entre as pessoas envolvidas no acidente radiológico. A letra da canção narra o aparecimento de um brilho azul e o trata como um “milagre”. Ela também mostra o desconhecimento das pessoas em relação ao que era o Césio e a decepção ao descobrir o que realmente era aquele brilho.

Star Trek

(Foto: Reprodução)

No 168º episódio da série Star Trek: The Next Generation, que foi ao ar em 1994, o personagem Data é mandado a um planeta pré-industrial para recuperar restos radioativos de uma nave espacial que caiu por ali. Fraco, ferido e confuso após sua missão, ele entra em uma vila que vê o que ele carrega consigo e decide usar para fazer joias e fortuna. Os camponeses começam a sucumbir à radiação, sem ter noção do que lhes estava fazendo mal. Data, eventualmente, faz um antídoto para curar a todos.