FAVOR NÃO CONSUMIR

Cerca de 10 toneladas de produtos impróprios são apreendidas em Goiás, em quatro meses

Montante apreendido é resultado de fiscalizações realizadas em 45 municípios. Produtos variam de carnes, laticínios, bebidas alcoólicas entre outros

Cidades

Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 30/10/2019 às 16:24:15

Produtos apreendidos variam de carnes, laticínios, bebidas alcoólicas, itens de limpeza e higiene pessoal entre outros (Foto: Divulgação/Procon)
Produtos apreendidos variam de carnes, laticínios, bebidas alcoólicas, itens de limpeza e higiene pessoal entre outros (Foto: Divulgação/Procon)

Entre julho a outubro deste ano, cerca de 10 toneladas de produtos impróprios para o consumo foram apreendidos pelo Procon Goiás. O número é equivalente a 20.719 unidades de mercadorias sólidas e líquidas. O montante é resultado de fiscalizações realizadas em 45 municípios, incluindo Goiânia, Região Metropolitana e o interior do estado.

Os produtos confiscados são carnes, laticínios e bebidas alcoólicas até itens de limpeza e de higiene pessoal. De acordo com Wellington de Bessa, superintendente do Procon, o motivo das apreensões é “resguardar os direitos dos consumidores e prezar pelo bem da sua saúde, além de coibir a comercialização de produtos impróprios”.

Produtos

Em apenas cinco dias, neste mês, foram apreendemos mais de 800 quilos de produtos nos municípios de Mozarlândia, Faina, Cidade de Goiás, Itaberaí e Itauçu. “Alguns estabelecimentos foram visitados cerca de três vezes. Encontramos laticínios vencidos há ate três anos, tamanha gravidade da situação. É observado, por exemplo, o prazo de validade, as condições de refrigeração e armazenamento e, principalmente no caso das carnes, a falta de informações sobre a origem”, explica Wellington.

O resultado foram 9,8 toneladas de itens apreendidos e 46 estabelecimentos autuados. “Os responsáveis terão o prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao órgão de defesa do consumidor”, conclui.

Cerca de 10 toneladas de produtos impróprios são apreendidos pelo Procon nos últimos 4 meses

Produtos apreendidos pelo Procon é resultado de fiscalizações realizadas em 45 municípios (Foto: Divulgação/Procon)