Romaria de Trindade

Centro de Apoio ao Romeiro será inaugurado nesta sexta

O evento terá a presença do governador Marconi Perillo e da presidente honra da OVG, Valéria Perillo.




A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugura às 7h30 desta sexta-feira, dia 26, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade. 

A estrutura foi montada no mesmo local dos anos anteriores, no quilômetro 9,5 da GO-060, a Rodovia dos Romeiros. O atendimento às pessoas que se dirigirem a pé a Trindade prosseguirá até 5 de julho, data de encerramento da romaria.

O Centro funcionará 24 horas e terá o apoio de mais de 800 pessoas. Deverão atuar no local 18 cozinheiras, 28 atendentes de balcão, 18 funcionários da Organização, 100 voluntários e mais 640 bolsistas do Programa Bolsa Universitária. Essas pessoas irão trabalhar em períodos alternados e de acordo com a demanda em cada período da festa.

Eles vão se revezar na produção e distribuição de lanches aos peregrinos que participarem da romaria. Serão servidos leite com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. Neste ano, a OVG espera atender mais de 300 mil romeiros.

Estrutura
O Centro de Apoio ao Romeiro terá quase dois mil metros quadrados de área física, a mesma estrutura implantada em 2014, com cozinha, onde são preparados os lanches para os romeiros, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico.

A estrutura contará ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que vão ficar de prontidão 24 horas. Enfermeiras também ficarão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros. De 2011 a 2014, o CAR de Trindade atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas na festa religiosa.

Nesta romaria, o Centro terá como novidade um espaço de convivência, onde serão disponibilizados bancos. No local, os romeiros poderão dar uma pausa, sentar e descansar para depois continuar a caminhada.