Romaria do Pai Eterno

Centro de Apoio ao Romeiro já atendeu 90 mil pessoas

O Centro, que tem quase dois mil metros quadrados, funciona 24 horas até 5 de julho, último dia da romaria.





//

O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) já atendeu 90 mil pessoas nos seis primeiros dias da Romaria do Divino Pai Eterno de Trindade. O CAR é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

A estrutura, que é montada todos os anos no Km 9,5 da GO-060, oferece aos romeiros água, leite com canela, café, chá, suco e pão – com mortadela ou manteiga.

O Centro, que tem quase dois mil metros quadrados, funciona 24 horas até 5 de julho, último dia da romaria. A estrutura conta com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, além de enfermeiras de plantão para atendimentos de primeiros socorros. A estrutura de atendimento inclui também mais de 20 banheiros químicos e capela para orações.

A diretora geral da OVG, Eliana França, destaca que neste ano o CAR tem uma novidade: um espaço com bancos para descanso. “Muitos romeiros chegam cansados, com fome, alguns com os pés machucados e aqui recebem nosso apoio. Desta vez, criamos também um cantinho para descanso. Nele, as pessoas podem sentar e recuperar suas energias. Tudo isso é um reforço para que a caminhada continue e continue sempre.”

A expectativa é que sejam atendidos mais de 300 mil romeiros até o fim da festa. Mais de 800 pessoas irão trabalhar no CAR durante os dez dias da romaria. São 18 cozinheiras, 28 atendentes de balcão, 18 funcionários da OVG, 100 voluntários e mais 640 bolsistas do Programa Bolsa Universitária. Eles irão trabalhar em horários alternados e de acordo com a demanda em cada período do evento.