Do Mais Goiás

Causos, Viola e Cachaça volta ao palco do Teatro Sesi, com ingressos no valor de um livro, em Goiânia

O encontro da cultura brejeira, da arte, contada em prosa e versos e a boa música raiz acontece na terça-feira (5), após três anos de estreia no mesmo palco

Dois caipiras, depois de um dia de lida no campo, sentados na porta do rancho pau a pique, contando causos e tocando umas modas de viola. Tudo isso, regado a uma boa cachaça. Essa é a formula do espetáculo Causos, Cachaça e Viola, que depois de sua estreia em 2017, no Teatro Sesi, retorna ao mesmo palco no projeto Terça no Tetro, em Goiânia, na próxima terça-feira (5), às 20 horas.

Causos, Viola e Cachaça, com direção de Samuel Baldani e texto de Reinaldo Clemente, revive o Brasil rural de outros tempos quanto era mais densamente habitado, onde proprietários de terras mantinham em suas fazendas os chamados agregados. Entre as poucas oportunidades de lazer dos adultos, nos finais semana, eram as reuniões nos ranchos dos vizinhos para contar causos, tocar viola, violão ou sanfona e beber cachaça. Nasce aí o encontro entre os dois “cumpadres”, personagens interpretados por Saulo Barros e Alex Pereira, que rende bom dedo de prosa e causos, regado a uma boa cachaça e grandes clássicos da música raiz que promete divertir e emocionar a todos. Musicas como Chico Mineiro, Chalana, Menino da Porteira, entre tantas outras pérolas da genuína musica sertaneja, fazem parte do repertório do musical, que tem como objetivo, reviver o Brasil rural de outros tempos.

Artistas Alex Pereira e Saulo Lopes, em apresentação de Causos, Viola e Cachaça (Foto: Cristovão Matos / Divulgação)

Artistas Alex Pereira e Saulo Barros, em apresentação de Causos, Viola e Cachaça (Foto: Cristovão Matos / Divulgação)

Entre uma moda de viola e outra, um causo sobre as música, ou sobre assunto semelhante é contado. O envolvimento do público é intenso, o que faz com que uma apresentação não seja idêntica à outra, pela interatividade com a plateia. “Acreditamos que essa iniciativa irá contribuir para a divulgação e preservação de um intenso acervo cultural caipira, para a promoção da música de raiz e para a manutenção dos causos e da moda de viola como gêneros característicos da cultura brasileira, além de promover a cachaça produzida em Goiás”, disse o ator e jornalista Alex Pereira.

O musical Causos viola e Cachaça é um espetáculo para toda a família, tem classificação livre e o ingresso é a doação de 2 kg de alimentos ou 1 livro literário.

Serviço

Dia: 05 de fevereiro (Terça no Teatro)
Horário: 20 horas
Classificação etária: Livre
Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos ou 1 livro literário
Local: Teatro Sesi – Av. João Leite, nº 1013 – Santa Genoveva, Goiânia – GO