Unidos do Sofá

Carnaval em casa: E agora?

Cozinhar? Churrasco entre amigos? Cinema? Sofá + pipoca + filmes ou livros? Confira nossas dicas, escolha suas favoritas e caia na folia ... ao seu modo


Rayana Caetano
Do Mais Goiás | Em: 22/02/2020 às 16:48:53

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O Carnaval está aí! Finalmente … ou não. Sempre tem aquela turma que prefere ficar em casa, que não curte a folia e acha qualquer coisa melhor que sair de casa para de jogar nas festas. Porém já tem quem goste, mas terá que ficar “deitado em berço esplêndido” porque a grana está curta.

Separamos algumas sugestões para ajudar vocês, da turma do Bloquinho Fiquei em Casa, a driblarem o tédio. Confira!

Que tal se arriscar na cozinha?

Nem só de miojo e serviços de entrega vive o homem, não é mesmo? Sendo assim, que tal se aventurar na cozinha sob as orientações de uma chef? 

Jacquelyne Simão é uma chef de Ribeirão Preto, São Paulo, criada em Goiânia e que hoje mora na Califórnia. Especialista em comida brasileira e cozinha regional, se aventura agora na especialização em comidas vegetarianas.

Ela nos dá algumas dicas bem valiosas, e saborosas, fáceis de preparar e, o melhor: para comer sem culpa. 

“Para essas receitas, pensei em trazer influências californianas. A Califórnia é bem conhecida por produtos orgânicos, vegetarianos e que seguem a linha saudável, por isso a inspiração no avocado toast, que é leve, saboroso e vegetariano, assim como o iogurte bowl. Ele é bem nutritivo e colorido. Ótimo para servir e se refrescar em dias quentes, sem abusar no açúcar”, explicou.

Aprenda:

Avocado toast 

Ingredientes (porção individual):

2 fatias de pão de forma; 

Meio abacate;

Quanto baste (pode alterar conforme o gosto):

Azeite; 

Sal;

Espinafre; 

Tomate cereja; 

Queijo parmesão; 

Modo de preparo: 

Em uma torradeira ou frigideira, com um fio de azeite deixe sua fatia de pão ficar crocante;

Adicione o espinafre e tomate cereja cortados;

Coloque o abacate fatiado e o queijo parmesão ralado;

Finalize com um fio de azeite, sal a gosto e, se gostar, um toque de pimenta do reino.

 

Iogurte bowl com frutas da estação 

Ingredientes (individual):

200ml de iogurte natural adoçado com mel;

1 pitaya em cubos; 

1 manga em cubos; 

3 colheres de sopa de granola; 

1 colher de sopa de chia. 

 

Modo de preparo: 

Colocar em uma vasilha o iogurte; 

Por cima, adicione, em fileiras, a manga, a pitaya e a granola;

Finalize com a chia. 

 

Já para aqueles que estão afim de um prato bem servido, nada fit, prático e rápido, a chef ensina a preparar uma massa carbonara.

Carbonara 

Ingredientes (2-3 pessoas):

250g de macarrão tipo penne; 

250 de parmesão ralado; 

180g de bacon fatiado ou em cubos; 

400ml de creme de leite fresco (pode ser feito com creme de leite normal, mas há leve alteração no sabor);

Pimenta do reino a gosto. 

 

Modo de preparo: 

Cozinhe o penne em água fervente – sem óleo – com sal (não preocupe em usar bastante sal na cocção da massa, isso agrega sabor);

Escorra a massa e jogue um pouco de água fria sobre ela, assim se encerra a cocção e também não deixar passar do ponto ao dente;

Feito isso, corte o bacon em tiras ou cubo menores, e frite. Ao fim, coloque-o sobre um papel toalha para tirar o excesso de gordura e espere o próximo passo; 

Para o molho, coloque o creme de leite e o parmesão em uma panela em fogo baixo, misturando-a sem parar. Você perceberá que ela ficará grossa e em consistência de molho. Adicione a pimenta do reino e reserve;

Chegou a hora de colocar tudo junto! Massa cozida, molho e uma parte do bacon (a outra parte será para decorar o prato). Mexa tudo, sirva-se, decore e se delicie! 

 

“Eu sei! Isso é muito fácil, rápido, barato e não exige que você seja um ninja na cozinha’, brincou Jacquelyne.

 

Vai reunir a turma em casa?

Se você não está com vontade de sair de casa, mas gosta de uma “resenha” entre amigos, que tal preparar alguns drinks durante o churrascão da turma?

Além de chopp e da tradicional cervejinha, sugerimos drinks refrescantes e de fácil preparo. Confira algumas dicas:

Mojito

Ingredientes:

1 limão;

1 dose de rum branco (50 ml);

3 ramos de hortelã;

1 colher (chá) de açúcar;

Cubos de gelo a gosto;

Club soda ou água com gás para completar.

 

Modo de preparo:

Lave e seque bem os ramos de hortelã e o limão; 

Junte dois ramos de hortelã e esfregue bem as folhas no interior e na borda de um copo alto. Ele deve ficar bem perfumado;

Numa tábua, corte o limão com a casca ao meio e despreze as sementes. Corte uma das metades em quatro partes e transfira para um copo alto. Adicione o açúcar, as folhas de hortelã restantes e, com um macerador, amasse bem. Junte a dose de rum e misture;

Preencha o copo com cubos de gelo e complete com club soda (ou água com gás). Sirva a seguir.

 

Negroni

Ingredientes:

1 dose de gim;

1 dose de Campari;

1 dose de vermute tinto;

1 rodela de laranja;

Cubos de gelo a gosto.

 

Modo de preparo: 

Num copo americano baixo, coloque a rodela de laranja e adicione bastante gelo. Junte o gim, o Campari e o vermute tinto;

Com uma colher bailarina, misture agitando o líquido de cima para baixo. Sirva a seguir.

 

Gim Tônica

Ingredientes:

¼ de xícara (chá) de gim;

⅔ de xícara (chá) de água tônica;

2 rodelas de limão;

Gelo britado a gosto.

 

Modo de preparo:

Num copo baixo, coloque o gim, as rodelas de limão e complete com o gelo britado. Acrescente a tônica e sirva imediatamente.

 

Piña Colada

Ingredientes:

1 dose de rum (50 ml);

1 dose de leite de coco (50 ml);

2 doses de suco de abacaxi (100 ml);

1 colher (sopa) de açúcar;

Cubos de gelo.

 

Modo de preparo:

Numa coqueteleira, junte o rum, o leite de coco, o suco de abacaxi, o açúcar e bata até ficar cremoso. Transfira para uma taça com gelo e sirva a seguir.

 

Cuba Libre

Ingredientes:

60 ml de rum prata;

Suco de 1 limão;

Refrigerante de Cola.

 

Modo de preparo:

Em um copo, longo colocar o rum e o suco de limão;

Coloque gelo;

Complete com o refrigerante de Cola;

Acrescente dois pedacinhos de limão para decorar, dentro do copo.

 

Sofá, aí vou eu!

Agora o assunto é direto com a galera adepta ao “edredom + TV + pipoca”. Que tal aproveitarem para uma boa maratona de filmes ou séries disponíveis nas plataformas Netflix e Prime Video? Vejam algumas sugestões:

O Homem do Castelo Alto 

Imagine se os nazistas tivessem saído vitoriosos da Segunda Guerra Mundial? O Homem do Castelo Alto é uma série que se passa nesse mundo. 

“Baseado no romance premiado de Philip K. Dick e com produção executiva de Ridley Scott (Blade Runner) e Frank Spotnitz (The X-Files), a série explora o que teria acontecido se os Aliados tivessem perdido a Segunda Guerra e o Japão e a Alemanha tivessem tomado os Estados Unidos.”

Produzida originalmente pela Prime Video, tem todas as quatro temporadas disponíveis na plataforma.

 

Vikings – 6ª temporada

A sexta e última temporada da mundialmente aclamada série estreou no último dia 6. Se você ainda não a assistiu, é uma boa pedida para maratonar. Caso não tenha visto nenhuma temporada, “fica a dica”.

Para fugir dos spoilers, vai aí a sinopse da primeira leva de episódios, lançada em 2013:

“Vikings é uma série dramática e acompanha a vida do viking Ragnar Lothbrok em sua jornada para ampliar o domínio nórdico e desafiar um líder incompetente e sem visão.”

 

Franquia John Wick

“John Wick é um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.”

Os três filmes da franquia (John Wick – De Volta ao Jogo, John Wick: Um Novo Dia Para Matar e John Wick 3: Parabellum) estão disponíveis na Prime Video. 

 

Dois Papas

Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Dois Papas é baseado na obra de Anthony McCarten, O Papa.

“Buenos Aires, 2012. O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.”

O filme, produzido pela Netflix, foi indicado em diversos prêmios, como Oscar e Globo de Ouro, e está disponível em seu catálogo.

 

O Limite da Traição

 “A íntegra e dócil Grace confessa ter assassinado seu marido, mas sua jovem advogada desconfia de algo e parte em busca da verdade.”

O Limite da Traição está disponível na Netflix, onde estreou no início de 2020. É também uma produção original da plataforma.

 

Cultura

Quem curte um programa mais cult, se deleitará com a 13ª edição da mostra O Amor, A Morte e As Paixões, no Cinema Lumière do Banana Shopping.

Tendo Lisandro Nogueira como curador, a mostra tem o objetivo de promover a diversidade na sétima arte. Em sua programação, exibirá diversos filmes de diferentes gêneros, todos renomados nacional e, alguns, até mesmo internacional. Serão abordadas temáticas como cultura oriental, ascensão do universo feminino e obras neorromânticas.  

A mostra O Amor, A Morte e As Paixões acontecerá entre os dias 12 e 26 de fevereiro. Programe-se!

 

Livros

Os adeptos a uma boa leitura nadarão de braçada neste feriado prolongado. Eles, com certeza, já têm seu livro reserva esperando para ser devorado. 

Se você quer adotar o hábito, separamos cinco obras, de diferentes estilos, que estão entre as mais vendidas das livrarias goianas. São elas:

 

O Diário de Anne Frank

“O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.”

O atemporal livro foi escrito pela garota que dá nome à obra, enquanto sentia na pele os horrores da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

 

Drácula

O clássico é assinado por Bram Stroker, “o criador genial de uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos”. 

“Drácula é uma história de vampiros e lobisomens, de criaturas que estando mortas permanecem vivas. Baseado no folclore da Transilvânia e num personagem real (o rei Vlad, o Empalador), redigiu um relato que tem assombrado gerações consecutivas de leitores, transformando-se num mito adaptado para o cinema, quadrinhos e TV, talvez o mais significativo destes últimos dois séculos. Na história, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.”

 

Orgulho e Preconceito

Escrito por Jane Austin, Orgulho e Preconceito é seu o livro mais famoso.

“Possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada”.

 

Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século

“Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. 

Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida”.

Ideal para a turma da saúde e autoconhecimento, não é? O livro é uma obra do brasileiro Augusto Cury.

 

Me Poupe! – 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro No Seu Bolso

Por fim, se você ficou em casa por falta de dinheiro, nada mais justo que aproveitar o tempo para aprender e não passar perrengue de novo. 

“Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente? Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês. É por isso que estou aqui. (…) Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele. Para ajudar nesse processo, reuni exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizei tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso. A partir dessas dicas, você vai aprender a dar um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira, a identificar as crenças que impedem seu enriquecimento e a encontrar modalidades de investimento que caibam na sua realidade. E o melhor: vai descobrir um mundo maravilhoso em que o dinheiro trabalha para você, e não você para ele”, explica a autora Nathalia Arcuri sobre o livro.

 

E aí? Gostaram das nossas dicas? Escolha sua preferida e caia na folia, ao seu modo.