Aparecida de Goiânia

Candidato de Maguito aparece no primeiro lugar em pesquisa

Presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha cresce 5,4 pontos no levantamento e lidera disputa pelo cargo de prefeito



O prêmio é promovido pela Contato Comunicação
(Foto: Reprodução)
O prêmio é promovido pela Contato Comunicação (Foto: Reprodução)

Gustavo Mendanha (PMDB) cresceu 5,4 pontos porcentuais na segunda pesquisa Serpes/O Popular e aparece no primeiro lugar no levantamento estimulado, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, com 25,8% das intenções de votos em Aparecida de Goiânia. O presidente da Câmara Municipal da cidade é o candidato do atual prefeito, Maguito Vilela (PMDB).

Em seguida, o deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) aparece com 23,3%. Esses percentuais indicam um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 3,99 pontos para mais ou para menos. O Professor Alcides (PSDB) surge na terceira colocação. Ele tem 20% da preferência do eleitorado de Aparecida.

Dos entrevistados, 14,1% anulariam o voto e 16,8% ainda estão indecisos. Quando o jornal O Popular encomendou a primeira rodada da pesquisa Serpes, Marlúcio Pereira liderava com 22,6%, o Professor Alcides tinha 21% e Gustavo Mendanha 20,4%, todos empatados tecnicamente.

Espontânea
A pesquisa espontânea, na qual não é apresentado o nome de nenhum candidato aos entrevistados, Gustavo Mendanha também aparece em primeiro lugar com 16% das intenções de votos. Ele tinha 8,6% em 22 de agosto. Em empate técnico com Gustavo, Marlúcio Pereira subiu de 2,8% para 12,1%.

O Professor Alcides saiu de 3,2% e chegou a 10,3% no levantamento divulgado nesta segunda-feira (5). Os indecisos, que eram 75% dos entrevistados no final de agosto, caíram para 50,6%. Os votos nulos, até aqui, somam 11%.

Rejeição
Dos eleitores ouvidos pela pesquisa Serpes/O Popular, 48,9% não têm rejeição por qualquer um dos três candidatos. Marlúcio tem 28,6% do eleitorado que não vota nele, Professor Alcides é rejeitado por 21,1% e Gustavo chega a 19,3% de rejeição. 3,5% não soube responder à pergunta.

Já a avaliação da Câmara Municipal teve 51,2% dos entrevistados que disseram ser mal representados pela Casa. 34,8% disseram que os vereadores representam mais ou menos bem a população de Aparecida, 10% consideram muito boa a legislatura e 4% não opinaram.

Metodologia
A pesquisa é de responsabilidade técnica da Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. e foi contratada pela J. Câmara & Irmãos S.A. e o Jornal O Popular. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o GO-09681/2016, de 23 de agosto de 2016. Foram ouvidos 601 eleitores de Aparecida de Goiânia entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro em 30 bairros.

A pesquisa tem 95% de nível de confiança e margem de erro de 3,99 pontos para mais ou para menos.