Comemoração

Campinas completa 209 anos e recebe nova edição do Mutirão da Prefeitura

Local chegou a ser município goiano, mas abriu mão para dar vida à nova capital. Diversos serviços são oferecidos para população local


Joao Paulo Alexandre

Do Mais Goiás | Em: 08/07/2019 às 10:40:27


Setor Campinas (Foto: reprodução/Nina Pimenta)
Setor Campinas (Foto: reprodução/Nina Pimenta)

A sede do Executivo Municipal foi transferida, simbolicamente, para o Setor Campinas nesta segunda-feira (8). O bairro, que já chegou a ser um município goiano, completa 209 anos. Além da mudança, também acontece na região o 23º Mutirão da Prefeitura, que é realizado no Parque Campininha das Flores.

A expectativa é de que as atividades beneficiem 25 bairros da região. Serão oferecidos 120 serviços municipais nos setores de saúde, assistência social, cidadania, educação, finanças, orientações judiciais, emissão de documentos, entre outros.

Com parceria com o Estado, o mutirão levou serviços do Vapt Vupt, que contou com órgãos como Detran, Ipasgo e Procon. Outra novidade são cinco oftalmologistas que realizam atendimentos gratuitos à população.

Anúncio foi feito durante a realização do Mutirão, em Campinas (Foto: Paulo José)

“É uma sensação de reconhecimento e de gratidão a essa comunidade foi um espelho da construção da nova capital, em 1933. Campinas era uma cidade com mais de 100 anos. Uma das mais importantes de Goiás. Abriu mão de tudo, se tornou um bairro, para proporcionar ao estado uma nova capital”, afirma o prefeito Iris Rezende.

Atendimentos ao público (Foto: Paulo José)

Histórico

Campinas surgiu em 1810, quando um grupo de desbravadores estava em busca de ouro no Ribeirão Anicuns. Em 1853, foi elevada à categoria de freguesia e fazia parte da Vila de Bom Fim, atualmente o município de Silvânia.

Em 1907, ganhou a denominação de Vila e sete anos depois tornou-se município de Goiás ao ganhar emancipação política. Em 1933, Campinas abriu mão de tudo para que Goiânia nascesse. Em 1935, a famosa Campininha das Flores foi transformada em bairro da nova capital que se formara.

Atualmente, Campinas concentra um grande número de lojas em diversos segmentos e se tornou um dos maiores polos comerciais do Centro-Oeste. Um grande exemplo é a Avenida 24 de Outubro, que concentra marcas varejistas de todo país. Já na Avenida Castelo Branco, você nota uma grande presenças de estabelecimentos voltados para o agronegócio.