Nas Rádios

Campanha dos prefeitáveis começa com a apresentação da história de vida dos candidatos

No primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita, candidatos à Prefeitura de Goiânia destacaram sua biografia, sem detalharem seus projetos para a cidade




Como não poderia deixar de ser, o primeiro dia de campanha eleitoral gratuita nas rádios de Goiânia foi marcado pela apresentação da história de vida dos candidatos. Na manhã desta sexta-feira (26), cinco dos sete postulantes ao Executivo municipal focaram seus programas na divulgação de suas biografias e das prioridades de suas campanhas, sem entrarem em detalhes sobre seus projetos.

A primeira a falar foi Adriana Accorsi (PT), pela coligação Paz e Vida (PT, PCdoB, PEN, PROS, PTdoB e PPL), que fez questão de lembrar aos ouvintes que é filha do ex-prefeito Darci Accorsi. No 1 minuto e 47 segundos de propaganda, ela citou sua trajetória como delegada e deputada para pedir um “voto de confiança” aos eleitores de Goiânia.

Segundo a candidata, o foco de seu governo seria a defesa da família, da mulher, das crianças e dos adolescentes. A petista prometeu renovar o jeito de administrar Goiânia, frisando que cuidaria, sobretudo, das pessoas, “principalmente de quem precisa”.

Já Vanderlan Cardoso (PSB), da coligação Uma Nova Goiânia (PSB, PSDB, PRB, SD, PHS, PSL, PP, PPS, PSC, PV, PMB e PSDC), teve boa parte dos 3 minutos e 24 segundos de seu programa enfocados em seu sucesso enquanto empresário. As palavras “visão” e “visionário” foram citadas diversas vezes durante seu tempo de programa.

Ao contrário das demais, a propaganda de Vanderlan também deu bastante ênfase ao candidato a vice, Thiago Albernaz, que começou sendo apresentado como neto do ex-prefeito Nion Albernaz. O atual vereador foi divulgado como o representante da “juventude” e da “modernidade” na chapa, enquanto Vanderlan seria a experiência.

Experiência também foi o mote do programa de Iris Rezende (PMDB), que, aliás, carrega a palavra até mesmo no nome de sua chapa: Experiência e Confiança (PMDB, PRP, DEM, PDT, PRTB e PTC). Apresentado como “o maior prefeito de todos os tempos”, a propaganda, de 2 minutos e 14 segundos, comemorou o fato de o peemedebista estar de volta à vida pública depois do clamor da sociedade.

“Entreguei todas minhas energias para lutar pela dignidade das pessoas”, afirma Iris no programa, lembrando de sua atuação como prefeito da capital e pedindo mais uma oportunidade de assumir o Executivo.

Francico Júnior (PSD), da coligação Renovando Goiânia (PSD e PTB), afirmou categoricamente que conhece “todos os problemas de Goiânia”, e disse saber como resolvê-los. Assim como Iris, no 1 minuto e 16 segundos disponível ele listou sua experiência, pontuando que nasceu, cresceu e criou seus filhos na cidade. Além disso, lembrou sua trajetória política, pontuando seu histórico como vereador e deputado.

O programa do delegado Waldir (PR), da coligação Honestidade e Coragem (PR, PMN e PTN), contou uma história de superação. A propaganda listou seu currículo como pedreiro, vendedor e professor, trabalhos que teve antes de ser aprovado em concurso público e assumir uma das profissões “mais perigosas e honradas”, a de delegado. “Se mudou sua própria vida, vai transformar Goiânia na cidade que queremos”, diz a narração. Em sua breve fala, o delegado ressalta que seu foco será a segurança pública e o transporte coletivo.

Os candidatos Djalma Araújo (Rede) e Flávio Sofiati (Psol), da coligação Se a Cidade Fosse Nossa (Psol e PCB) não tiveram programas apresentados hoje.