Do Mais Goiás

Campanha de vacinação contra raiva animal em Goiânia atinge 35,1% da meta

Campanha de vacinação contra raiva animal vai até 25 de setembro

Goiânia tem mais de 63 mil cães e gatos vacinados - Prefeitura espera atingir meta até 180 mil
Goiânia tem mais de 63 mil cães e gatos vacinados - Prefeitura espera atingir meta até 180 mil - (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A campanha de vacinação contra raiva animal em Goiânia, para cães e gatos alcançou até agora 63.360 animais desde o início da campanha. A meta da prefeitura para este ano é vacinar cerca de 180 mil até o dia 25 de setembro. Ou seja: a prefeitura já cumpriu 35,1% da meta.

Segundo o diretor de Vigilância e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Murilo Reis, o modelo adotado este ano tem proporcionado um alcance melhor do número de animais vacinados.

“Dividimos a cidade em sete regiões e de forma mais lenta e pulverizada, para conseguir estar mais próximo da população e conseguir atingir o número próximo a nossa meta, que é uma estimativa da população de cães e gatos  em Goiânia”, explica.

De acordo com o diretor, nos últimos dois anos os números foram ruins. “No ano passado a cobertura de vacinação foi por volta de 65 mil animais e essa campanha mais longa dá uma oportunidade da população procurar nas outras regiões e temos conseguido melhorar esse número. Acredito que vamos chegar próximo aos 180 mil, já que ainda faltam três regiões de Goiânia que são as de maior população animal (Região Noroeste, Oeste e Sudoeste)”, afirma.

Goiânia segue com a vacinação de cães e gatos neste sábado

A Campanha Antirrábica segue neste sábado, 11, segue na Região Noroeste da capital com 54 postos que funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Como a campanha é direcionada?

A campanha tem buscado vacinar cães e gatos a partir de três meses de idade e é ideal para proteger contra a raiva animal e, consequentemente, a raiva humana. A vacinação é uma das principais ações de controle da doença em áreas urbanas e é feita de forma anual.

Caso não exista a possibilidade de levar o animal a algum posto para receber a vacina, a pessoa deverá entrar em contato com o Centro de Zoonoses e marcar uma visita à residência, ligando em um dos números: 3524-3131 / 3524-3124 / 3524-3125.

Não será permitida a retirada de doses para fazer aplicação em casa, por motivos de segurança e conservação.

Confira os postos de vacinação neste sábado (11):

Para detalhes sobre a vacinação e quais os postos atendidos por distrito, acesse o site da Prefeitura (Clique aqui).