Do Mais Goiás

Campanha de prevenção contra doenças respiratórias é aprovada na Alego

Projeto ‘Junho Violeta’ segue para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado

Campanha de prevenção contra doenças respiratórias é aprovada na Alego
(Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, em segunda votação, um projeto de Lei (PL) que cria uma campanha de prevenção contra doenças respiratórias. A iniciativa, do Deputado Estadual Zé Carapô (DC), institui o “Junho Violeta” e segue para o Palácio das Esmeraldas para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (DEM).

De acordo com o projeto, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de doenças respiratórias. A campanha será organizada e contará com a participação voluntária de médicos, profissionais de saúde e a população interessada e terá como um laço na cor violeta.

O PL prevê também a integração da campanha no calendário oficial de datas e eventos do governo do estado e a instalação de iluminação na cor da campanha na parte externa de prédios públicos.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumentou que os casos de tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc), infecções agudas das vias respiratórias inferiores e câncer de pulmão aumentaram. Além disso, ressaltou a necessidade de uma ação acelerada e da definição clara de políticas públicas.