Quinta-feira

Campanha de incentivo à doação de medula óssea será lançado em Goiânia

No evento haverá apresentação do Quarteto de Cordas e da Orquestra Filarmônica de Goiás


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 04/09/2019 às 18:45:31

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Será lançada na quinta-feira (5) uam campanha de incentivo à doação de medula óssea. A solenidade está prevista para às 8 horas, na recepção do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia. A iniciativa é do Hemocentro de Goiás (Hemogo). No evento haverá apresentação do Quarteto de Cordas e da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Denyse Goular, diretora geral do Hemogo, afirma que o intuito da campanha é aumentar o número de potenciais doadores, visto que a compatibilidade familiar geralmente é baixa. Segundo ela, para se tornar um doador o primeiro passo é se cadastrar.

“A equipe do Hemocentro realizará o cadastro dos candidatos e em seguida serão colhidos 5ml de sangue para a realização do teste de compatibilidade”, explica. “Todas as informações serão cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a do doador, ele é chamado”, completa.

O transplante beneficia o tratamento de cerca de 80 doenças. Entre elas estão o câncer, leucemias, linfomas e anemias. O desafio é encontrar compatibilidade entre doadores e pacientes, pois até mesmo entre familiares a compatibilidade disponível é de 25%. “75% dos pacientes precisam recorrer à população em geral para encontrar doadores compatíveis, por isso investimos nas campanhas para incentivar a população”, afirma Denyse.

*Com informações do Governo de Goiás