Organização Social

Câmara de Goiânia aprova requerimento para convocar presidente do instituto Haver

Vereador quer saber situação da OS e como vai ser a tramitação administrativa para a substituição


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 16/10/2019 às 19:25:29

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (16), um requerimento do vereador Lucas Kitão (PSL) para convocar o presidente da Organização Social (OS), Yuri Vasconcelos Pinheiro. O instituto Haver administra o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo ele, a data da visita depende da mesa diretora, mas deve ser marcada para o começo do mês que vem. “Em uma terça, que costuma ser o dia mais movimentado.”

Ele informou ao Mais Goiás que o objetivo é saber a situação real da administradora e do Hugo. “Tem servidores nos procurando, cidadão reclamando do atendimento. E o Governo não decide se vai manter ou habilitar outra [OS]. Então queremos entender isso tudo e saber se a OS está funcionando.”

O parlamentar diz, também, que é necessário ter acesso aos dados da gestão, tais como receita e despesas, número de atendimentos e qualidade. Além disso, ele relata preocupação sobre a situação dos servidores diante do processo de substituição da OS. “Queremos saber como será essa tramitação administrativa.”

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o processo atual está na fase de avaliação dos recursos administrativos sobre o resultado preliminar. A OS Haver está prevista para ficar na administração do hospital até 30 de novembro. Ela será substituída pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Nota do instituto Haver

Em nota, o instituto Haver disse receber com tranquilidade a notícia da convocação à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento do Hugo. “O presidente aguarda a notificação oficial, que ainda não aconteceu, e prestará todas as informações necessárias.”, afirma, sobre o presidente, Yuri Vasconcelos Pinheiro.