Do Mais Goiás

Câmara de Aparecida aprova criação de parque somente para cães

Justificativa é levar segurança necessária aos próprios animais, donos e outras pessoas

Parque para cães em Brasília (Foto: Governo do DF / Divulgação)

Vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram na Câmara Municipal o projeto que cria o ParCão – Recanto de Convivência Animal, um parque voltado exclusivamente para animais de estimação. A matéria ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB) para virar lei.

O projeto estabelece que o espaço é um cercado com equipamentos e instalações para cães soltos, acompanhados de seus donos, se exercitarem, conviverem com outros animais e se divertirem. A justificativa é levar segurança necessária aos próprios cães, donos e outras pessoas.

Ainda de acordo com o projeto, o ParCão deve ser construído em um local da cidade já utilizado pela população para lazer. Há um parque semelhante em Goiânia, instalado no Parque Areião. Em Brasília, no Parque da Cidade, um local recebe o mesmo nome.

Regras

A proposta também determina apenas o ingresso de cães saudáveis, sendo obrigatória a apresentação do certificado de vacinação (antirrábica e cinomose). É proibida a  entrada de cadelas no cio e obrigatório o uso de coleira. Os animais devem estar acompanhados de seus respectivos donos, sendo proibida a permanência sem seus acompanhantes.

Além disso, será proibida entrada de pessoas desacompanhadas de animais, assim como crianças menores de 12 anos e a entrada de qualquer alimento ou bebida que não seja exclusivamente para cães.