Caiado vai construir monumento para médicos goianos mortos por Covid-19 

“Foram os verdadeiros combatentes dessa guerra e merecem de nós o respeito, gratidão”, disse o governador em live realizada na noite desta quinta-feira


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 16/10/2020 às 14:15:52

Governador Ronaldo Caiado em live com representantes do Cremego (Foto: Governo do Estado)
Governador Ronaldo Caiado em live com representantes do Cremego (Foto: Governo do Estado)

“Essa homenagem tem um significado de gratidão, de reconhecimento aos colegas que tombaram, perderam suas vidas no exercício da medicina, cumprindo seu Juramento de Hipócrates”, definiu o governador Ronaldo Caiado durante live realizada na noite desta quinta-feira (15/10) pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). O evento virtual marcou a entrega, pelo conselho, de um monumento em homenagem aos 19 médicos goianos que morreram em decorrência da Covid-19.

Durante seu pronunciamento, o governador, que também é médico, ressaltou que salvar vidas é o maior compromisso dos profissionais que atuam na área da saúde e que na guerra contra o coronavírus eles estão na linha de frente. “Isso tudo só é possível graças aos médicos e médicas que estão no dia a dia e que sabem muito bem a dificuldade de enfrentar um vírus num ambiente de UTI onde a concentração, o risco e a exposição da sua vida é, indiscutivelmente, o maior que existe”, reconheceu.

Caiado ressaltou que durante a pandemia teve que tomar medidas enérgicas para que a população de todo o Estado pudesse ter condições de atendimento. Para isso, o foco do governo foi a regionalização da saúde, o que propiciou o alongamento da curva de contaminação em Goiás. Mesmo com a estadualização de hospitais em todas as regiões e a abertura de Unidades de Terapia Intensiva destinadas a pacientes com Covid-19, o que evitou um colapso no sistema estadual de saúde, o governador fez questão de reforçar sua preocupação com uma segunda onda de contaminação.

Na ocasião, Caiado ainda anunciou que o Governo do Estado também pretende realizar uma homenagem oficial aos profissionais da saúde após a aprovação de uma vacina contra a virose e o consequente relaxamento dos protocolos de segurança.
“Ao final desse período quero construir um grande monumento em praça pública na nossa capital em homenagem aos médicos e a todos da área da saúde que realmente cuidaram da população do Estado de Goiás, foram os verdadeiros combatentes dessa guerra e merecem nosso respeito, gratidão e reconhecimento”.

Tópicos