Do Mais Goiás

Caiado e Naçoitan se entendem e governador será embaixador de evento em Iporá

Naçoitan tenta viabilizar nome para disputar Câmara Federal em 2022

Caiado e Naçoitan se entendem e governador será embaixador de evento em Iporá
Caiado e Naçoitan se entendem e governador será embaixador de evento em Iporá (Foto: Arquivo 2021 - Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) será o embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá, festa tradicional da região que acontecerá em janeiro de 2022. O gestor estadual aceitou o convite do prefeito da cidade, Naçoitan Leite (sem partido), no último sábado (11). A assessoria do prefeito confirmou a informação.

Esta participação é mais uma confirmação da aproximação entre Caiado e Naçoitan, que tiveram estranhamentos no ano passado, no começo da pandemia. O prefeito – quando ainda estava no PSDB, oposição ao governo – chegou, até mesmo, a chamar o governador de “ditador“ em razão do fechamento do comércio em abril de 2020.

Em fevereiro deste ano, contudo, durante a inauguração da quadra poliesportiva da Escola Estadual Israel Amorim, o líder do Executivo municipal anunciou que o mandato de Ronaldo teria seu “apoio irrestrito“.

Na ocasião, o prefeito também pediu desculpas publicamente. “Tivemos indisposições sobre a pandemia. Então, quero aqui pedir desculpas sobre o que eu disse sobre a sua pessoa. Porque, a partir dessa semana, vamos começar um marco histórico. O povo de Iporá só tem a ganhar com essa comunhão. Então hoje, se chegarem comentários negativos em relação a você atribuídos a mim, você pode dizer: ‘é mentira, Naçoitan é meu’.”

Já Caiado, lembrou que ambos já tiveram muitos problemas, mas agora é hora de “colocar o pé no acelerador”. “A partir de hoje, pode esperar Naçoitan, estaremos, de maneira respeitosa, ampliando nossas parcerias e melhorando a situação para a população do estado de goiás. Vamos arregaçar as mangas juntos para apresentar resultados.”

Essa aproximação também tem vistas para as eleições 2022. Naçoitan tenta viabilizar seu nome como candidato a deputado federal, uma vez que já está em seu segundo mandato de prefeito. Naçoitan, inclusive, articula com prefeitos da região Oeste do Estado para viabilizar essa candidatura.

Encontro de Muladeiros em Iporá; Caiado embaixador em 2022

Comidas típicas, concursos, leilões e provas de animais são marcas do Encontro Nacional de Muladeiros, que estima ter um público ainda maior que os outros anos com a população já toda vacinada e a retomada dos eventos. A festa, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias da Cidade, é organizada pela Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) e seu presidente, David Melo, que prepara para o ano que vem, provas de animais com marcha, morfologia, de laço, apartação e rédea. Competições saudáveis, onde animais e muladeiros mostram seus valores.

O Muladeiros de Iporá tem o maior desfile de Muares do Brasil, com mais de 4 mil Muladeiros que desfilam pelas ruas e avenidas da cidade. “Temos uma programação completa das mais diversas esferas da cultura muladeira. É concurso de comidas tropeiras onde selecionamos as mais saborosas. Concurso que escolhemos as mulas mais bonitas, temos leilões de animais”, informa David melo. O evento também realiza prova em nível nacional de marcha, rédea, três tambores, burro adulto, muar diagonal, de patrão, de mula adulta e de patroa.

Outra atração é a Queima do Alho, que dá sabor ao evento. As comitivas mostram seus talentos culinários ao prepararem a comida de tropeiro. O Encontro Nacional de Muladeiros tem também o café da manhã coletivo para todos ali. A escolha da Garota Amog e seu reinado na festa é outro destaque, para a edição 2022, já se pensa neste concurso que não é exatamente só de beleza. Trata-se também de escolher uma garota com perfil de muladeira.