Cade investiga Globo por suposto monopólio no contrato de atores; entenda

Órgão do governo investiga se contratos de exclusividade configuram infrações

Cade investiga Globo por suposto monopólio em teledramaturgia
(Foto: Divulgação)

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo federal, solicitou que a TV Globo seja investigada por um suposto monopólio em teledramaturgia. Segundo a colunista Cristina Padiglione, do portal F5, uma das conselheiras do órgão, Paula Farani de Azevedo Silveira, enviou ao procurador-geral Walter Agra um ofício para pedir a “instauração de um processo administrativo para imposição de sanções administrativas por infrações à ordem econômica”.

O assunto veio à tona pelo site TV Pop. No documento, Paula Farani alega, com base em notícias publicadas pela colunista Carla Bittencourt, do Metrópoles, que a emissora vem renovando o contrato de exclusividade de diversos atores para, supostamente, impedir que os artistas façam trabalhos fora do canal. O contrato de exclusividade impede que os atores façam, por exemplo, filmes e série na Netflix.

De acordo com Padiglione, a lista de atores que renovaram acordo de exclusividade com a Globo inclui Juliana Paes, Deborah Secco, Paolla Oliveira, Marina Ruy Barbosa, Lázaro Ramos e Vitoria Strada, entre outros.

Segundo o F5, especialistas duvidam que a investigação vá adiante. “Primeiro, pela falta de fundamento da tese. Atualmente a Globo vem se desfazendo de vários contratos de exclusividade com grandes artistas, como Antônio Fagundes e Miguel Falabella”, lê-se no texto. Falabella, inclusive, está criando uma série para a Disney.

“Além disso, os profissionais são livres para fechar o negócio que lhes convém, mesmo sendo tratados no documento do Cade como “insumos” da empresa”, continua a reportagem.

Procurada, a Globo informou que não vai se manifestar sobre o caso.

Antônio Fagundes revela motivo pelo qual saiu da Globo

Em entrevista recente, Antônio Fagundes, 72 anos, revelou o motivo pelo qual deixou a Globo. Na emissora, o ator trabalhou por mais de 44 anos. Fagundes contou também que não consegue eleger apenas três personagens marcantes de sua carreira na TV. Seus trabalhos icônicos na emissora lhe deram uma posição de destaque, contudo, ele afirmou que sua paixão sempre foi o teatro.

Confira o motivo AQUI!

Antônio Fagundes (Foto: TV Globo)

*Com informações do F5