COMÉRCIO

Buriti Shopping reabre; limite é de até 4,5 mil clientes simultâneos

De acordo com assessoria, 142 das 178 lojas do local abriram nesta sexta-feira


Alexandre Bittencourt
Do Mais Goiás | Em: 05/06/2020 às 19:27:06
Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 05/06/2020 às 19:27:06

Funcionários aferem temperatura corporal de cliente na entrada no Buriti Shopping em dia de reabertura (Foto: Assessoria)
Funcionários aferem temperatura corporal de cliente na entrada no Buriti Shopping em dia de reabertura (Foto: Assessoria)

O Buriti Shopping reabriu nesta sexta-feira, dois dias depois de o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), ter publicado um decreto que flexibilizou regras para funcionamento do comércio durante a pandemia do coronavírus. O shopping começou a receber clientes ao meio-dia e, até às 16 horas, 5,9 mil pessoas já haviam passado pelo local. Lojas e quiosques encerram atividades se encerram às 20 horas. Restaurantes na modalidade delivery, às 22h. 

A condição que a prefeitura estabeleceu para que os shoppings da cidade funcionassem é de que cada estabelecimento permita a presença simultânea de apenas 50% de sua capacidade total. Como o Buriti Shopping tem capacidade para 9 mil pessoas, a administração tomou medidas para garantir que houvesse no máximo 4,5 mil clientes simultâneos no perímetro. Há 178 lojas no local. Não abriram 36.

O Buriti fechou no dia 18 de março. A partir de hoje, a entrada é permitida apenas se a pessoa portar máscara de proteção. Funcionários aferem a temperatura corporal na entrada. Dispensers com álcool em gel foram espalhados ao longo dos corredores de lojas. O piso está sinalizado, de modo a orientar o fluxo de pedestres. As portas de acesso ao shopping ficam abertas o tempo todo, com o propósito de melhorar a circulação de ar. 

Sinalização afixada pela administração do Buriti Shopping indica que só é permitido presença de uma pessoa por degrau na escada rolante (Foto: Assessoria)

Sinalização afixada pela administração do Buriti Shopping indica que só é permitido presença de uma pessoa por degrau na escada rolante (Foto: Assessoria)

“Nosso apelo é para que as pessoas que sejam do grupo de risco fiquem em casa, se protegendo, e que só compareçam ao shopping caso seja realmente necessário”, diz Igor Alarcão, superintendente do shopping. Todas as lojas afixaram adesivos que dizem quantos clientes podem entrar por vez, no máximo. 

Localizado na macrozona da Vila Brasília, o Buriti Shopping terá de obedecer regras de escalonamento do comércio publicadas pela prefeitura. Os estabelecimentos da região estão proibidos de abrir às segundas-feiras.

Fiscalização

Entre os três maiores municípios do estado, Aparecida de Goiânia continua apresentando o maior crescimento no número de casos confirmados de coronavírus, que saltou de 342 para 573 na última semana. Foram 231 confirmações no período, o que representa crescimento de 67,54%. No levantamento anterior, o aumento havia sido de 65,21%. Em sete dias, registraram-se quatro novos óbitos e o total agora é de 13 vítimas fatais na cidade.

A prefeitura afirma que equipes de fiscalização acompanham de perto a reabertura de estabelecimentos comerciais e que a escolha dos locais a serem fiscalizados é feita por amostragem.  “[E] Se cometer irregularidade, o lojista será multado e interditado”, diz a prefeitura.

A administração municipal lembra que autorização para funcionamento de shoppings da cidade está condicionada a regras como exigir o uso de máscara por parte de funcionários e clientes; disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos de todos os frequentadores; e realizar frequentemente a higienização de elevadores, caixas eletrônicos, maçanetas, provadores; e disponibilizar em número suficiente sabão líquido e papel toalha nos banheiros.

 

Confira os horários do shopping:

    Lojas e Quiosques: Terça a domingo das 12h às 20h;
• Caixa Econômica Federal: Terça a sexta das 08h às 14h;
• Lotérica: Terça a sexta das 12h às 20h;
• Clínica Vittá: Terça a sexta das 07h às 18h e sábado das 7h às 13h;
• Drogaria: Terça a domingo das 12h às 20h;
• Supermercado: Terça a domingo das 12h às 20h;
• Praça de Alimentação: Terça a domingo das 12h às 22h (apenas delivery ou retirada).