Economia

Brasil tem gasolina mais cara entre grandes produtores

Em julho, o combustível brasileiro era vendido a US$ 1,19 o litro





//

Os motoristas brasileiros pagam o litro da gasolina mais caro entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo, de acordo com levantamento realizado pela associação internacional de pesquisas Airinc. O combustível era vendido a 1,19 dólar o litro nos postos de combustíveis em julho deste ano, mostrou o estudo divulgado nesta sexta-feira no jornal Folha de S. Paulo.

Este valor é superior ao pago pelos motoristas de outros países grandes produtores de petróleo pelo mundo, como China (1,14 dólar), Canadá (97 centavos de dólar), México (88 centavos de dólar) e Estados Unidos (84 centavos de dólar).

A gasolina é ainda mais barata nos grandes produtores de petróleo membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opec), como Arábia Saudita (12 centavos de dólar) e Kuait (20 centavos de dólar). A lista completa do estudo, que inclui 171 países, tem o Brasil ocupando a 80ª posição. Noruega lidera, com o litro a 2,04 dólar, seguida por Hong Kong (1,99 dólar) e Holanda (1,92 dólar).

No Brasil, um dos motivos para o elevado preço da gasolina no país é a carga tributária. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), a Cide, o PIS/Pasep e a Cofins (impostos federais) respondem, juntos, por 39% do preço da gasolina nos postos de combustíveis, segundo cálculos da Petrobras, disponíveis no site da companhia.

Tópicos