Meio ambiente

Bombeiros esperam controlar incêndio na Chapada dos Veadeiros até esta terça-feira

Atualmente, cerca de 70 homens combatem o fogo, entre equipes de Minaçu, Porangatu e brigadistas. Dois aviões auxiliam nas ações





//

O Corpo de Bombeiros continua o trabalho de combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no norte do Estado.

Segundo o sargento Queiroz, no local resta um único grande foco de incêndio, mas a situação está sob controle. “As condições estão melhores do que estavam na sexta-feira”, afirmou o sargento. Segundo ele, a previsão é que a situação seja normalizada entre esta segunda-feira (16) e terça-feira (17).

Atualmente, cerca de 70 homens combatem o fogo, entre equipes de Minaçu, Porangatu e brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) — que coordena o parque — e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com Queiroz, veículos não são empregados na ação e a maior parte do trabalho é feita por meio de abafadores e bombas costais. Dois aviões também são auxiliam na operação.

Os bombeiros e a administração do parque tem expectativas de que o clima possam ajudar a resolver o problema, mas até agora não choveu no local onde o fogo persiste. “Ameaçou chover no final de semana, mas não choveu”, pontua o sargento.

O incêndio no parque teve início no dia 7 deste mês (sábado) e teria sido provocado por uma tempestade de raios que caiu na região. As visitações foram suspensas no dia 12. No início, eram cinco focos de incêndio em locais considerados de difícil acesso.

As estimativas do ICMBio, é que tenham sido destruídos mais de 11,5 mil hectares, o que representa mais de 20% da área do parque.