Resgate

Bombeiros de Uruaçu resgatam homem que caiu em poço

O homem caiu dentro de um poço de cerca de sete metros. O acidente aconteceu nesta terça-feira





//

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Uruaçu fez o resgate de um homem que havia caído dentro de um poço com cerca de sete metros de profundidade. O resgate foi realizado na tarde desta terça-feira (13/01) na zona rural de Santa Rita do Novo Destino. O local fica próximo ao Rio Maranhão e ao Lago de Serra da Mesa.

Antiga área de garimpo, antes da inundação para formar o lago, a região é cheia de poços e galerias abertas para a mineração. A vítima, um homem de 55 anos, estava acompanhada de um amigo quando caiu no poço. Como não há sinal de celular na área, foi necessário que o amigo da vítima fosse buscar socorro. O homem ficou preso no poço por cerca de três horas.

Após o acionamento, a equipe de Bombeiros percorreu 40 quilômetros pelas rodovias BR -153 e BR-080 e mais 30 quilômetros por estradas vicinais e sem pavimento que acessam fazendas da região. Em seguida, os Bombeiros militares percorreram mais 250 metros a pé para acessar o poço.  

A primeira medida de segurança adotada foi procurar o caminho adequado já que, segundo populares, na área há diversos outros poços cobertos apenas por vegetação, o que representava um risco para a equipe de salvamento. Foi então necessário contar com auxílio de pessoas que conheciam o local para chegar com segurança até o poço onde a vítima estava.

Em seguida foi feito o primeiro contato verbal com a vítima que estava consciente. Foi realizada a montagem do tripé para o salvamento e um Bombeiro Militar desceu até a vítima utilizando técnicas de rapel. Em seguida foi feita a retirada do senhor devidamente imobilizado em prancha longa e com uso do tripé com sistema de roldanas e cabos de salvamento para redução de força.

Após a retirada do poço, a vítima foi transportada pela UR-151 para Unidade Hospitalar de Barro Alto. Ele apresentava traumatismo crânio encefálico leve e possível fratura em coluna lombar, mas estava consciente e orientado. Participaram da ocorrência cinco Bombeiros Militares em duas viaturas.

Tópicos