Do Mais Goiás

Bombeiros continuam combatendo focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Dois pontos principais estão sendo monitorados próximos ao Distrito de São Jorge

O Corpo de Bombeiros  de Planaltina continua no combate aos focos de incêndio no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros neste sábado (14). Dois pontos estão sendo controlados no momento.

A ação, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), já dura mais de 72 horas. São mais de 50 pessoas envolvidas na operação dentre bombeiros, brigadistas e voluntários, além de dois aviões tanque do ICMBio.

O capitão Nery explicou que um dos focos está em um local de difícil acesso dentro do Parque e, por isso, o monitoramento e o combate às chamas só pode ser feito com as aeronaves tanque. O outro ponto de fogo foi extinto na última sexta-feira (13) e passa por monitoramento.

Os focos estão próximos ao Distrito de São Jorge no Município de Alto Paraíso de Goiás, em uma região conhecida como Salto 120, e as equipes trabalham para que as chamas não atinjam os principais atrativos do parque. A medida é preventiva e visa a segurança dos turistas.

O capitão afirma ainda que a ação não tem previsão de acabar, uma vez que depende do controle e extinção do fogo. “Ainda não temos noção da extensão da área atingida pelas chamas. Mas estamos usando imagens de satélite para monitorar o incêndio e medir quanto foi destruído”, pontua.

Incêndio

O incêndio no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros teve início na última terça-feira (10) e estima-se que sete pontos turísticos da unidade e das redondezas foram atingidos pelas chamas.

Por conta do risco aos turistas, algumas partes do Parque ficaram fechadas durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12).