Política

Bolsonaro indica general para Secretaria de Governo

Carlos Alberto dos Santos Cruz é da reserva e comandou missões da ONU


Thais Lobo

Do Mais Goiás | Em: 26/11/2018 às 12:48:51


Foto: Infoglobo
Foto: Infoglobo

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta segunda-feira, no Twitter,  a indicação do general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo.  Ele irá ocupar o cargo de Carlos Marun. A pasta cuida da articulação do governo com o Congresso.

Atualmente, a secretaria tem status de ministério. Carlos Alberto Santos Cruz era cotado para comandar a Secretaria de Segurança Pública .  Ele é o quarto militar indicado para ocupar uma pasta no futuro governo.

O general atuou como consultor da ONU e comandou as forças de paz no Congo. Foi a primeira missão internacional a ter autorização do Conselho das Nações Unidas para tomar a iniciativa de desarmar e desmobilizar grupos rebeldes e milícias que atacavam civis no país africano. Ou seja, com autorização para atacar antes de qualquer ataque.

Quando foi convidado a comandar a missão no Congo, o general já estava na reserva, mas aceitou a missão. Antes do Congo, ele já havia atuado na missão de paz no Haiti, de 2006 a 2009.

Cruz foi o personagem central do documentário “O Congo e o general”, feito pela TV Al Jazeera, que mostrou a atuação do brasileiro no Congo, então varrido por armas e violência.