Futurismo

Sorria, você está sendo monitorado!

Tá fazendo seu trabalho direito? Tá cuidando da sua saúde? Sorria, você está sendo monitorado!


Alline Jajah Franco

Do Mais Goiás | Em: 02/07/2019 às 12:24:40


Enquanto não se implantam chips, os dispositivos
Enquanto não se implantam chips, os dispositivos "vestíveis"estão cada vez mais em alta. (Foto: Divulgação)

Tá fazendo seu trabalho direito? Tá cuidando da sua saúde? Sorria, você está sendo monitorado!

Que seus movimentos na internet já estão sendo monitorados, isso você já sabe, né? Cada “google”que você dá, cada hashtag que pesquisa no Instagram, cada like, cada site que você entra na internet, cada email enviado… tudo isso gera dados e informações sobre “vossa senhoria” que serão usados para te mostrar publicidade e, por que não, te avaliar!

Se você vai pedir ou renovar visto para os EUA, é melhor analisar o que você posta nas redes sociais. Agora você precisa fornecer informações sobre as redes sociais que usa ou usou nos últimos 5 anos. Na Suécia, mais de 3 mil pessoas já usam microchips do tamanho de um grão de arroz sob a pele, sem ter medo das consequências. Sim, elas batem ponto com o chip e até transporte elas pagam só aproximando a mão com o implante de sensores!

Além das nossas redes sociais e do implante de chips suecos, muitos de nós também compartilham informações com smartwatches* ou outros dispositivos wearables*, que monitoram batimentos cardíacos e passos ou pagam contas por aproximação no lugar do cartão de crédito.

Uma equipe de pesquisadores, liderada pela Universidade de Dartmouth, incluiu pesquisadores da Universidade de Notre Dame, Instituto de Tecnologia da Geórgia, Universidade de Washington, Universidade do Colorado Boulder, Universidade da Califórnia,Irvine, Universidade Estadual de Ohio, Universidade do Texas em Austin e Universidade Carnegie Mellon, desenvolveram um sistema de sensores para monitorar constantemente o desempenho dos trabalhadores. HAHAHA ASSUSTOU, NÉ [email protected] Pois é.

A equipe rastreou 750 trabalhadores americanos e o sistema foi capaz de dizer a diferença entre quem tinha alto e baixo desempenho com 80% de precisão.

O “mobile-sensing system” (Sistema de Sensores Móveis), como os pesquisadores o denominam, tem três partes distintas. Um smartphone rastreia atividade física, localização, uso do telefone e luz ambiente. O rastreador fitness monitora as funções cardíacas, sono, estresse e medidas corporais, como peso e consumo de calorias. Enquanto isso, os beacons* de localização colocados em casa e no escritório fornecem informações sobre o horário de trabalho e os intervalos.

A partir daqui, os algoritmos de machine learning* baseados em nuvem* são usados ​​para classificar os trabalhadores por nível de desempenho.

O estudo constatou que os indivíduos com melhor desempenho em geral tinham taxas mais baixas de uso do telefone, tinham períodos mais longos de sono profundo e eram mais ativos fisicamente.

(Queria um emoji pensando pra colocar bem aqui nesse final, rs…)  por que isso aprendi em um curso gratuito que fiz online pela Universidade da Califórnia, que sempre divulgo nos meus posts: “Learning how to learn” (Aprendendo a Aprender). Os professores ninjas do curso, deixam claro que para que você aprenda melhor e se desenvolva melhor, é importante que tenha períodos de descanso e também pratique atividades físicas. Isso promove mais sinapses cerebrais, fora a saúde e o bem-estar.

Obviamente esse tipo de produto levantou questionamentos de advogados e especialistas em privacidade, que se preocupam com a prática de rastreamento de funcionários. Mas diversas empresas já fazem isso de alguma forma e sinceramente eu, Alline, acho que nosso futuro é completamente rastreável. Mais do que já é.

Você acha mesmo que os planos de saúde não vão rastrear suas atividades em um futuro próximo? No evento de inovação e saúde que rolou em Goiânia em maio, o Hint One Experience, conheci um gênio, Guilherme Hummel que, em nosso bate papo nos bastidores, levantou essa questão dos planos de saúde. Pessoas com baixo #autocuidado, que praticam pouca ou nenhuma atividade física e/ou se alimentam mal, com certeza tem mais chances de ficarem doentes e consequentemente usarem mais seu plano de saúde, não é mesmo? Por isso mesmo pagariam mais caro.

Se hoje você estivesse sendo monitorado, teria um valor alto ou baixo sendo cobrado pelo seu plano de saúde? Manteria ou não seu trabalho? Já pensou em se autoavaliar e se autocuidar?

Glossário

Smartwatches – relógios inteligentes.

Wearables – tecnologias vestíveis, como os óculos conectados, ou smartwatches.

Beacons – são pequenos aparelhinhos que transmitem informações via bluetooth diretamente aos smartphones (inclusive muitas empresas usam como ferramenta de marketing para monitorar comportamento de compra dos consumidores nas gôndolas e tals, basta criatividade, outro dia falaremos disso.)

Machine Learning – é uma área da ciência da computação que significa ¨aprendizado da máquina¨. Faz parte do conceito de inteligência artificial, que estuda meios para que máquinas possam fazer tarefas que seriam executadas por pessoas.

Nuvem – O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite guardar dados na internet através de um servidor online sempre disponível. Nele, o usuário pode armazenar arquivos, documentos e outras informações sem precisar de um HD no seu computador.

 

Quer saber mais? Me acompanhe nas redes sociais:

InstagramLinkedinTwitter

Ou visite meu site!

Aproveite também que esse mês tem curso presencial de Mkt & Instagram em Goiânia!

Preço promocional até 10 de julho!

 

 

 

 

 


Publicidade