Telemania

Netflix compra direitos de publicação e adaptação para todo o catálogo do escritor Roald Dahl

Dahl foi um famoso escritor infantil conhecido por obras como "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "Matilda", "James e o Pêssego Gigante" e tantos outros

(Foto: Divulgação)

A Netflix adquiriu o catálogo completo de Roald Dahl, um dos autores de livros infantis mais vendidos de todos os tempos. Segundo a CNN, o streamer planeja criar um “universo único” de produtos baseado nos livros. Com este acordo, a Netflix se tornou o único lar de franquias populares como “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

A Netflix já havia assinado um acordo com a Roald Dahl Story Co. em 2018, dando à gigante do streaming o direito de produzir séries animadas originais baseadas no trabalho de Dahl. Mesmo assim, comprar todo o trabalho de Dahl permite que a Netflix entre no território de obras em live-action. Mais importante, a empresa não apenas garante o direito de explorar uma coleção de livros amados, mas também pode impedir outros estúdios de usar os romances infantis clássicos.

Além disso, esta mudança pode dar à Netflix uma vantagem significativa ao negociar os direitos de distribuição de produções não originais, especialmente relevante agora que a maioria dos estúdios possuem streaming próprio.

Com mais de 300 milhões de livros vendidos, Dahl continua sendo um dos autores de livros infantis mais populares de todos os tempos, o que significa que Hollywood frequentemente adapta suas obras. O livro best-seller de Dahl continua sendo “A Fantástica Fábrica de Chocolate” que já deu origem a dois filmes de sucesso, e um ainda inédito que vai mostrar a juventude de Willy Wonka e será estrelado por Timothée Chalamet.

Outras adaptações aclamadas do trabalho de Dahl incluem “Matilda”, “O Fantástica Sr. Raposo”, “A Convenção das Bruxas”, “James e o Pêssego Gigante” e “O Bom Gigante Amigo”.