Especial

Indiana Jones: Do Pior ao Melhor Filme

Aproveitando o lançamento de "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" nos cinemas, vamos de ranking!

(Foto: Disney-Lucasfilm)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

05. INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO (2023)

Estava bastante esperançoso para este novo filme, mas a falta de Spielberg na direção é notória e o roteiro é denso, e dramático, demais para algo que poderia ser mais simples e objetivo (como em todos os filmes anteriores). Ao fim, temos um longa apenas ok mas sem a mesma empolgação das aventuras lançadas antes. Infelizmente.

04. INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL (2008)

Podem falar o que for, mas apesar de todos os problemas eu gosto muito de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”! Não é um filme perfeito, eu reconheço todos os problemas mas não quer dizer que seja uma aventura de Indiana Jones ruim de assistir. Possui momentos inspirados e nunca é demais ouvir a icônica música de John Williams e rever Ford como o nosso querido arqueólogo. Sem dizer que a lenda da Caveira de Cristal é real e faz sentido com o período do longa.

03. INDIANA JONES E O TEMPLO DA PERDIÇÃO (1984)

Na época de seu lançamento muitos criticaram “O Templo da Perdição” por seu tom sombrio e bem dissonante em comparação com o filme original. Porém, esta mudança de cenário é uma das melhores coisas deste segundo filme que entrega também algumas das melhores cenas de ação da franquia, e do cinema dos anos 80. Continua impecável e não me canso de rever!

02. INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981)

“Os Caçadores da Arca Perdida” é uma obra-prima que mudou o cinema de aventura e colocou um novo personagem na história da Sétima Arte. O longa é um primor de execução e nos transporta para aquela era dos heróis pulps bem populares nos anos 30 e 40. Steven Spielberg e George Lucas criaram uma das obras mais influentes de todos os tempos, com o compositor John Williams entregando uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis (e que infelizmente não levou o Oscar). Filmaço!

01. INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA (1989)

Apesar de amar “Os Caçadores da Arca Perdida” e de ele ter sido o primeiro e revolucionário filme que mudou o cinema de aventura nos anos 80, confesso que o meu favorito da franquia Indiana Jones é este terceiro longa intitulado “A Última Cruzada”. Os nazistas retornam como os vilões principais e agora nós temos a introdução do pai de Indy, interpretado por ninguém menos que Sean Connery. Além das ótimas cenas de ação e do instigante clímax no terceiro ato, é justamente esta interação entre Connery e Harrison Ford que torna o filme tão especial para mim. É uma das melhores duplas do cinema e é impossível não se sentir vivendo as aventuras de Indy ao lado dele e de seu pai. Filmaço!