Telemania
Do Mais Goiás

Gotham Awards elimina as categorias de atuação divididas por gênero

Categorias de Ator e Atriz serão apenas uma: Melhor Atuação Protagonista

(Foto: Divulgação)

O 30º Prêmio Anual Gotham eliminará as categorias de atuação por gênero começando com sua cerimônia de 2021. As categorias individuais de liderança masculina e feminina serão condensadas em uma: Melhor Atuação Protagonista. Enquanto isso, os Gothams também irão adicionar, pela primeira vez, uma categoria de Melhor Atuação Coadjuvante, que também será neutra em termos de gênero. Até 10 indicados são elegíveis em cada categoria.

O influente prêmio de “Ator Inovador” da Gothams será renomeado para “Artista Inovador”, embora esta categoria sempre tenha sido neutra em termos de gênero. Já foi para nomes como Elliot Page, Mya Taylor, Michael B. Jordan e Amy Adams. No ano passado, foi para Kingsley Ben-Adir por “Uma Noite em Miami”.

As atualizações de categoria adicionais para 2021 incluem a criação de um prêmio Breakthrough Nonfiction Series (anteriormente incluído nas séries de ficção) e a elegibilidade de documentários internacionais na categoria de Melhor Documentário. O Gotham Awards também adicionará a primeira categoria de atuação dentro de suas categorias Breakthrough Series com Melhor Atuação em Uma Nova Série, o que também abrirá espaço para até 10 indicados.

Os indicados são escolhidos por uma comissão formada por críticos e curadores de cinema, além de programadores de festivais de cinema. Júris compostos por escritores, diretores, atores, produtores e outros de toda a indústria cinematográfica determinarão os vencedores finais, como é tradição do Gotham Awards. Anteriormente, as categorias de atuação no Gothams só abriam espaço para cinco indicados.

A cerimônia deste ano acontece em 29 de novembro, retornando os Gothams ao seu lugar habitual na frente da corrida do Oscar. Devido à pandemia, a cerimônia de 2020 foi transferida para janeiro de 2021.

Gotham Awards - Wikipedia