Cinema

Crítica: Vozes e Vultos | Netflix

Amanda Seyfried interpreta Catherine Clare, uma artista que mora em Manhattan com o marido, George Clare…

(Foto: Reprodução/Netflix)

Amanda Seyfried interpreta Catherine Clare, uma artista que mora em Manhattan com o marido, George Clare (James Norton), e a filha pequena. Mas após George conseguir uma vaga de professor de arte em uma universidade no interior, eles se mudam para o Vale do Hudson e passam a morar em uma casa com um passado misterioso. Aos poucos, espíritos são sentidos no local e segredos da própria vida de George são revelados colocando em cheque o seu casamento e o trabalho na cidade.

Vamos direto ao que mais interessa sobre este filme: o final. Causando polêmica e divisões pela internet, por este lado o longa ganha méritos por conseguir engajar debates e discussões – algo sempre bem-vindo na arte -, mas sou do time que considera o desfecho um desperdício de oportunidades e um banho de água fria em todo o propósito do filme até ali.

Imagina você construir o suspense, desenvolver personagens e estabelecer cada peça do tabuleiro em seu jogo para no final jogar tudo para o alto e apostar em um encerramento espiritual, e simbólico, que anula toda a importância dos personagens e do que foi construído anteriormente. Entendo o simbolismo do quadro “O Vale da Sombra da Morte”, de George Inness, para a história, mas exercer um encerramento abrupto à la Deus Ex Machina, e tirar o peso dos personagens é, no mínimo, frustrante.

O enredo até acerta em alguns elementos interessantes ao utilizar os clichês do gênero para subvertê-los com uma trama feminina de vingança e justiça. A transformação de George me lembrou bastante “O Iluminado”, e James Norton convence como o marido desonesto e mentiroso. Destaque também para a sempre encantadora Amanda Seyfried – uma atriz que já me conquistou há muito tempo.

Infelizmente, o péssimo enredo atrapalha todas as boas qualidades da história, cujo final, repito, é magistral em tirar a importância de tudo aquilo que foi construído anteriormente.

Things Heard & Seen/EUA – 2021

Dirigido por: Shari Springer Berman e Robert Pulcini

Com: Amanda Seyfried, James Norton, F. Murray Abraham, Karen Allen…

Sinopse: Vozes e Vultos acompanha uma artista de Manhattan (Amanda Seyfried) que se muda com sua família para o Vale do Hudson. Conforme ela começa sua nova vida num vilarejo histórico, ela passa a suspeitar que seu casamento e sua casa está cercado por algo obscuro.

Things Heard and Seen (2021) - Movie Posters (1 of 1)