Cinema

Crítica: Relatos do Mundo | Netflix

Simplicidade às vezes é bom. Não ser original às vezes não tem problema. Quando bem…

(Foto: Reprodução/Netflix)

Simplicidade às vezes é bom. Não ser original às vezes não tem problema. Quando bem trabalhado, o clichê favorece (canso de falar isso!). “Relatos do Mundo” – que já está disponível na Netflix – é um faroeste/road movie centrado na relação entre um andarilho (Tom Hanks), que anda de cidade em cidade lendo as notícias publicadas nos principais jornais da América, com uma garotinha (Helena Zengel) que teve sua família assassinada e ficou sozinha no meio da estrada. Ele a pega com o objetivo de levá-la para a casa dos tios, mas durante a jornada uma relação inesperada de amizade começa. Um sentimento de “pai e filha” nasce e ambos irão enfrentar juntos a hostilidade do oeste norte-americano.

Um conceito simples, já visto inúmeras vezes – inclusive em faroeste -, e que aqui ganha o talento e imenso carisma de Tom Hanks (em seu primeiro trabalho no gênero) como protagonista e de Paul Greengrass na direção (logo falo mais). Só que não apenas de ambos, mas também de uma excelente atriz revelação com Helena Zengel (que deve receber uma indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante).

Adaptado do livro homônimo escrito por Paulette Jiles, o roteiro usa de pano de fundo elementos comumente habituais em obras do gênero ao abordar discussões sobre propriedade, conflitos entre Norte e Sul, nativos que tiveram que deixar suas terras devido ao progresso com o avanço das ferrovias e a violência muitas vezes sem lei nas regiões áridas do Texas.

Mas, no geral, “Relatos do Mundo” é um drama sobre pertencer. Sobre se conectar e estar conectado. Sobre encontrar descanso em meio a um mundo em constante evolução. Tudo isso filmado belamente por Greengrass e o diretor de fotografia, Dariusz Wolski.

Minha ressalva fica para com as cenas de ação que, apesar de terem o estilo “câmera na mão” de Greengrass, falta mais tensão e maior urgência – algo presente em obras anteriores do diretor.

Por fim, “Relatos do Mundo” é um drama coeso, bonito e simploriamente envolvente. Não memorável, mas eficiente. E Tom Hanks sempre vale a pena.

News of the World/EUA – 2021

Dirigido por: Paul Greengrass

Com: Tom Hanks, Helena Genzel, Elizabeth Marvel…

Sinopse: Em Relatos do Mundo, no ano de 1870, o Capitão Jefferson Kyle Kidd, um viúvo que já lutou em duas guerras, viaja através do Texas oferecendo notícias do mundo para as pessoas, apesar dos jornais estarem se tornando cada vez mais acessíveis. Ele aceita uma proposta para levar uma menina de 10 anos, Johanna, até seus familiares. Criada pela tribo Kiowa, ela não conhece sua família e tem um comportamento hostil com as pessoas ao seu redor, mas acaba criando um vínculo com Kidd, forçando os dois a lidarem com as difíceis escolhas sobre o futuro.